30 de jun. de 2008

QUE BUNITIM....

SEM PRESTÍGIO

Já não se fazem procissões como antigamente. A tradicional procissão em homenagem a São Pedro, na tarde de ontem, foi um fiasco.

E EM VILHENA?

O casal Donadon, Melki e Rosani, se lançaram candidatos a prefeito e vice pelo pmdb. É o que chamam de "chapa puro-sangue". E bota puro nisso... A outra novidade é que acharam uma sobrinha do presidente Lula, que vai sair a vice na chapa do Júlio Olivar, do PCdoB, contra o PT, do vereador Mauro Bil.

NOTÍCIA ENRASCADA

Deu nO Observador: "Câmara de Jaru afasta mais uma vez o prefeito Ulisses Borges" Vai ser enrascada assim lá em Jaru.

ARRAIÁ

Fechando as (minhas) festas juninas, o "Arraiá do Samué" foi demais. Mar matou a vontade de dançar quadrilha e eu reencontrei amigos que há tempos não via, além das novas amizades. Abaixo as fotos que prestaram. Preciso fazer um curso de fotografia ou ter paciência para ler o manual da Benq.

Samuel e Adna; Hokney e Marta; Samuel e seu Euro Tourinho; Mar e eu; Samuel e Euderson Tourinho; e a dita canja.

27 de jun. de 2008

NOTÍCIA ENRASCADA

Deu n'O Observador: "Desembargador volta atrás e reconduz Ulisses Borges ao cargo de prefeito de Jaru". Ô povo enrolado.

SIGLAS

Eu sempre comento sobre siglas esquisitas, que às vezes transmitem a sensação de que representam o oposto daquilo que o autor queria. Agora mesmo vejo a abreviatura de uma assessoria de comunicação que passa um sei-lá-o-quê. Chama-se ela "SEMCOM". Não é estranho?

RONDON

Ji-Paraná arranjou uma maneira criativa de homenagear Rondon. Alunos encenaram a chegada dele aos seringais que margeavam os rios Urupá e Ji-Paraná, há 99 anos. Decanos da Imprensa rondoniense, que cobriram a chegada do homem, também foram homenageados pela Prefeitura de Jipa, entre eles o Lúcio Albuquerque, Ciro Pinheiro e o conselheiro do TCE, Rochilmer Rocha (em pé, na foto), dono do combativo jornal "A Tribuna", precocemente extinto. (Foto Leandro Nunes/Folha)

INVEJA

Me disseram que o governador Ivo Cassol não gostou nada quando soube que o colega Blairo Maggi (MT) foi escolhido pelas ONGs -SOS Mata Atlântica, WWF e Greenpeace, entre outras - para ser o primeiro político brasileiro a receber o troféu "Motosserra de Ouro 2008".

IMPOSTO PIRATA

Deu na Agência Senado: "Senado votará projeto que trata de tributação na importação de produtos procedentes do Paraguai" Só faltava essa, pagar impostos sobre contrabando.

É, NEM?

Dia 3 de junho comentei aqui que eu estranhava a existência de cursos preparatórios para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem e da OAB. O Jornal Hoje, da TV Globo, também estranhou e colocou no ar uma reportagem mostrando que em Belo Horizonte os cursinhos pré-Enem estão bombando. Isso significa que o ensino público está cada vez pior e os alunos, para não pagarem mico no Enem, pagam cursinhos. Ô Brasil! Ô raça!

REVITALIZAÇÃO DO FORTE

O amigo Beto Bertagna dá a boa notícia para todos aqueles que respeitam o passado de Rondônia: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também conhecido como IPHAN, iniciou os trabalhos preliminares para a revitalização do Real Forte Príncípe da Beira, cuja construção foi iniciada em 1776, no vale do Guaporé. O forte foi sendo gradativamente abandonado e com a Proclamação da República, a fortaleza foi deixada ao léo. Para evitar que as paredes, erguidas com pedras e argamassa continuem a ser destruídas pelo tempo, este projeto chega em boa hora. Parabéns, Beto, por tornar realidade uma promessa que vem sendo renovada desde que Rondon "descobriu" as ruínas do forte em 1914. (Foto: IPHAN)


SAUDADES DA GLORINHA

Centenas de livros aguardam serem catalogados e voltar a servir de base de consulta aos freqüentadores da biblioteca municipal "Francisco Meirelles". Enquanto isso não ocorre, os livros ficam amontoados em caixas ou soltos sobre e sob o balcão da cantina do estabelecimento. Abaixo fotos feitas na quarta-feira, 25.

(Fotos: JCarlos)

26 de jun. de 2008

JURA?

Deu no Rondoniaovivo:

ACUNHE, ACUNHE, ACUNHE!!!

(Foto JCarlos)

ECOS DO SALÃO

O Ministério do Turismo convidou uma jornalista de um jornal de Porto Velho para ir ao 3º Salão de Turismo, que aconteceu em São Paulo, há uma semana, com todas as despesas pagas. Um 'lua preta' da Setur entendeu que a jornalista teria que ficar como assessora do estande do Estado e, o pior, é que o superintendente acreditou e queria "descredenciar", diz que ele, a moça. Não deu certo nenhuma das duas alternativas. A coisa ainda está rendendo pelos corredores do prédio do Relógio. Como anedota de mau gosto e sem graça.

CONCILIANDO

Perguntado como estava a campanha, o prefeito Roberto Sobrinho saiu pela tangente: "Estou trabalhando muito. Enquanto faço política, trabalho". Certo, penso.

UMA PROSA PUXA A OUTRA...

O dr. Euderson Kang Tourinho é professor da UERJ e membro da Academia de Medicina do Rio de Janeiro e está em Porto Velho para participar de um evento científico. Ele é filho (o nome dá a pista) de Euro e Maria Tourinho. (Foto: Ciro Pinheiro/Gente de Opinião)

ARRAIÁ DU SAMUÉ

Está tudo pronto para a festa junina que o Samuel Castiel e a Adna Soriano promovem nesta sexta-feira: o tradicional "Arraiá du Samué". Entre um quentão e uma espiga de milho assada na brasa, muita MPB. Este ano a canja vai ser dada pelo dr. Euderson Kang Tourinho e sua gaita. Acompanham Samuel ao sax e o regional "Pratas da Casa". Isso até às 22 horas, quando cumpádi Hokney vai soltar os rojões anunciando o início da quadrilha. Vai ter muito forró, dos clássicos de Luiz Gonzaga até os modernosos Fala Mansa.
No café da manhã de sábado, cuscuz e mingau de banana verde para dar sustança. Depois eu conto.

CONTRADIÇÃO

Muito boa a idéia do deputado estadual Neri Firigolo (PT) de lançar uma cartilha para os jovens, falando sobre cidadania, meio ambiente, direitos e deveres do consumidor, política, os três Poderes e íncluir, até, o hino Céus de Rondônia. Mas - tem sempre um mas - usaram como ilustração da capa o desenho feito por um tal de Henrique de Souza Filho, sem lhe dar o devido crédito!
Para quem não se lembra mais, Henriquinho também era conhecido como Henfil e foi um dos fundadores do partido do deputado.

FALANDO NISSO

E por falar nisso, a Prefeitura reúne a população de Jacy-Paraná no próximo sábado, 28, para que o prefeito Roberto Sobrinho anuncie os investimentos que serão feitos no distrito com recursos próprios e com aqueles que serão repassados pela Madeira Energia. Na foto do Francisco Lemos, Rua Sebastião Gomes, que está na lista de asfaltamento. (Foto em 10/05/2008)

RINDO À TÔA

No evento em que a Prefeitura de Porto Velho assinou protocolo de intenções com a Madeira Energia, quem não escondia sua felicidade era o vereador Assis Raupp (pmdb), estabelecido comercial e eleitoralmente no distrito de Jacy-Paraná, local que terá prioridade na aplicação dos recursos de compensação ambiental pela construção da UHE Santo Antônio. Jacy sendo emancipada (já existe um movimento pró-independência), Raupp já sai com vantagem em direção à nova Prefeitura. (Foto: JCarlos)

MEDO

- É assim: se o cachorro late, eu acho que tem alguém tentando pular o muro; se o cachorro rosna, é porque o cara já tá dentro do quintal. Se o cachorro faz 'caim, caim', é o ladrão que deu um chute nele..."

25 de jun. de 2008

ALÉM DOS DIAMANTES

A edição da revista Carta Capital que está nas bancas ficou famosa por aqui pela publicação de uma reportagem envolvendo pessoas conhecidas. Talvez por isso, a maioria que comprou a revista pode ter passado por cima de uma matéria muito interesante, com texto leve: "Os vips do PCC", assinada pela jornalista Milene Pacheco. A reportagem mostra como é feito o transporte de parentes de presos que cumprem penas em penitenciárias do interior de São Paulo, onde o translado é pago pelo Primeiro Comando da Capital, apenas para parentes de "filiados" ao PCC. O texto sugere que algumas visitas se estendem por mais de um dia, como é normal.
Acho que já contei aqui (ou na ex-e-coluna) que estava embarcado em um taxi, quando o motorista recebeu uma ligação no celular de um hóspede do Urso Branso, perguntando a que horas o taxista levaria a mulher ao presídio. Este motorista me contou que já tem uma clientela fixa, a que atende todas as semanas e não há queixas quanto ao pagamento das corridas.

A CAMINHO DO CÉU

Lamento a morte da antropóloga e ex-primeira dama Ruth Cardoso, que desempenhou um papel importante e discreto no governo FHC, distinguindo Rondônia com muitos programas sociais, implantados por intermédio da Faser, à epóca dirigida por dona Avanilda de Souza. Agora canonizar a mulher, usar a imagem dela para fins políticos, já é demais. Não estou exagerando. Leiam a análise de conteúdo da Imprensa tupiniquim feita por uma consultoria especializada:
"A unanimidade de hoje nas primeiras páginas remete para o falecimento súbito, ocorrido na noite de ontem, às 20h40, da antropóloga, professora e ativista acadêmica Ruth Cardoso, mulher do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. (...) Sua morte reflete-se nos jornais em comoção de políticos e intelectuais de vários partidos e colorações e mudou a agenda do Palácio do Planalto prevista para hoje. O elogio mais comum que se publica é que dona Ruth foi “um exemplo de dignidade”. " Não tô dizendo?

FRASE

"Há a tentativa de escandalizar o nada!" Primeira-ministra Dilma Rousseff ao ser pega na mentira no caso VarigLog.
Atualizado às 8hs38: Sobrou para os culpados de sempre: A Imprensa.
(Imagem: Jornal Nacional/TVGlobo)

24 de jun. de 2008

PARADOXO

Vejam onde chegamos: O índios, membros do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), foram ao presidente Lula pedir pela Funai. A Funai é quem deveria estar pedindo pelos índios. Ou não? A Funai é um defunto insepulto e mau cheiroso.

UMA NOVA LENDA

Os telejornais de hoje informam que o presidente da CPI do Sistema Carcerário, deputado Neucimar Fraga(PR-ES), pediu o indiciamento de 14 governos estaduais devido a maus-tratos a presos e má gestão carcerária. Sobre Rondônia, informa-se que foram levantados indícios de tortura no presídio Urso Branco e que seria misturado salitre à comida, para provocar nos presos a sensação de satisfação. Antigamente acreditava-se que o salitre - que seria usado pelos cozinheiros de conventos, presídios e quartéis - servia para inibir o apetite sexual, agora serve para acreditarem que a gororoba é dez!

É FESTA, MANO

E eu ainda pensava que os baianos é que eram festeiros... Em Rio Branco (AC), neste momento, está começando a festa em comemoração à adoção do novo fuso horário. É o "Show da Hora", com apresentação de vários artistas locais. Eu já tinha visto todo tipo de desculpa para tomar uma, mas mudança de horário, é a primeira vez.

DEU NA ISTO É - DINHEIRO

Se esta informação reproduzida aí ao lado estiver correta, adeus viola. Está se criando o caos agora para se vender a solução depois. Mais cara.

PRÉ-SUCATAS

O Decom anuncia a entrega de centenas de viaturas - de todos os tipos, marcas e tamanhos - às polícias. Seria de aplaudir, mas quando passo na BR-364 e vejo o pátio do 5° Batalhão transformado em depósito de sucatas de viaturas, tenho vontade de chorar. (Foto Decom)

VISITA

O governador Ivo Cassol recebe logo mais o presidente da empresa Madeira Energia S/A, Irineu Meirelles. A visita é de cortesia e para que o governador seja informado do cronograma das atividades para início das obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, cujo contrato foi assinado recentemente pelo presidente Lula. (Jornal dos Prefeitos)

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Palavra comum no vocalulário ecologicamente correto, a sustentabilidade é algo como a cabeça do bacalhau. A revista Amanhã, editada pela Plural Comunicações, publica entrevista com John Gummer, membro do Parlamento Britânico, que esteve no Brasil recentemente e que reproduzo um trecho:
"O britânico John Gummer não gosta do termo "sustentabilidade". Para ele, a palavra se banalizou e perdeu parte de seu significado. "Muita gente não sabe o que é sustentabilidade", resume. Como presidente do conselho de administração do "Quality of Life Policy Group", organização que monitora as políticas de desenvolvimento do Reino Unido, Gummer acredita que está na hora de os empresários adotarem um conceito mais específico: o de "economia verde". Essa expressão, diz ele, ajudaria a difundir o verdadeiro significado do desenvolvimento sustentável, que é o de viabilizar o crescimento econômico em harmonia com meio ambiente. Hoje, afirma Gummer, muitos ambientalistas radicais levantam a bandeira da sustentabilidade apenas para atrapalhar a vida de grandes empresas. Para ele, é preciso manter um equilíbrio. "Não acredito que possa existir um mundo sem crescimento", afirma ele".

LIMPEZA

Chega o convite para o lançamento do livro "Águas Turvas", copilação de artigos publicados na Imprensa com opiniões contrárias à construção de Usinas hidrelétricas no Rio Madeira. A publicação é organizada pelo jornalista Glenn Switckes (IR) e promovido pelas ongs International Rivers e Friend of the Earth (FoE). Será amanhã, 25, a partir das 16 horas no hotel Villa Rica. O slogan do evento é "Conheça o que não se diz sobre o maior projeto de infra-estrutura do continente sul-americano". Fiquei curioso.

SARAVÁ, MARACA

Um grande abraço ao agitador cultural Carlinhos Maracanã, que divide os festejos de hoje com São João.

23 de jun. de 2008

PÉ DE COCO

Num levantamento rápido que fiz agora, encontrei músicas juninas de autoria de Luiz Gonzaga, Braguinha, João de Barro, Lamartine Babo, Assis Valente, Benedito Lacerda, Mário Zan, etc. No Arraial Flor de Maracujá, no entanto, a única música que o tecladista toca é "Pé de Coco", de Messias Holanda. A melodia (?) se repete infinitamente como um mantra. É preguiça musical ou é para não dar trabalho para a ECAD?
Mas que é muuuuito chato, é. Dá náusea, pela repetição.

NOTÍCIA ENRASCADA

Centenário da migração japonesa para o Brasil. Ufa! Ainda faltam os açorianos, os alemães, os italianos, os ganeses, os belgas, os libaneses, os barbadianos, os peruanos, os bolivianos, os gregos, os argentinos... Chega!

PATRULHA - 2

Fora o aparente esforço de inserir os jovens na vida política do país,a iniciativa das patrulhas eleitorais demonstra que o Estado brasileiro não tem condições de colocar em prática as leis que cria, entre elas a de coibir o abuso econômico no pleito eleitoral, daí precisar de reforço.

DEU NO CONGRESSO EM FOCO

"Senadores em festa junina - Por causa dos festejos juninos, não haverá sessões deliberativas no Senado esta semana". Comentário do cara que lia a matéria ao meu lado: "É tempo de quadrilha...". Maldade, gente, pura maldade.

PATRULHA

A intenção é boa, mas a forma me preocupa. Estou falando da reinstalação pelo TRE das "patrulhas eleitorais". Ao ver a matéria e as entrevistas do "patrulheiros" me lembrei das patrulhas ideológicas criadas na União Soviética de Stalin, na juventude hitlerista na Alemanha nazista e na juventude fascista de Mussolini, além da tupiniquim juventude Integralista do Estado Novo. A impressão que tenho é que todos são suspeitos de comprar e vender votos até que provem em contrário. Pode não ser, mas que parece, parece. (Foto: http://www.wumingfoundation.com/images/paideia.jpg)

ANALOGIA

O ex-blog do César Maia, prefeito do Rio de Janeiro, traça um interessante paralelo entre a Guerra de Canudos, quando o Exército foi intervir numa vila miserável perdida nos sertões do Brasil e a permanência de militares no Morro da Providência. Por pura ironia, os soldados que voltaram da Guerra de Canudos foram instalados, no Rio de Janeiro, no Morro da Providência, enquanto esperavam casas que seriam construídas para os "heróis". O local passou a ser chamado de favela, uma planta que se espalhava pelo morro onde ficaram acampados no interior da Bahia e hoje é sinônimo de local sem urbanização, de ocupação espontânea e irregular. Pobre Antônio Conselheiro. (Acerto de Contas)

ESCOLÉGIS

Quem também ocupou uma tribuna, mas em defesa de outros interesses, foi a jornalista Ivalda Marrocos que defendeu, em audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, a manutenção da Escola do Legislativo. Este blog apóia e deseja vida longa à Escolégis. Se é para cortar despesa, cortem de coisas que beneficiam apenas meia dúzia de quatro ou cinco. (Decom/ALE)

FOR EXPORT

Não tô dizendo? O amigo Antônio Marrocos, que agora soube, tem em família o singelo apelido de "Tonico", participou na semana passada de sessão especial no Senado Federal defendendo políticas públicas para Rondônia. Parabéns Marrocos, mas tome um banho de descarrego para tirar as ziquiziras adquiridas lá. Obrigado, Ivalda, pelas dicas.

E O LEITOR COLABORA

Os seis leitores deste blog estão inspirados hoje. "Marketing: Cartaz na porta da Igreja Universal: "IRMÃO, SE VOCÊ ESTÁ CANSADO DE PECAR, ENTRE" E alguém escreveu em baixo: "SE NÃO ESTIVER... LIGUE-ME - SHIRLEY - 9315.6874 - SERVIÇO COMPLETO"

SANGUE, SANGUE

Pense em um filme com uma história coerente, mas o roteiro só serve de desculpa para o "artista" matar centenas de bandidos a cada cena. Quem gosta de documentário deve evitar "Mandando Bala", direção de Michael Davis, que também é o roteirista; com Clive Owen, Paul Giamatti e Monica Bellucci. Segundo uma das resenhas que li, cem pessoas são mortas (de forma violenta) no decorrer do filme. Eu acho que são mais. Vou assistir de novo, em slow motion, para contar os cadáveres. (Foto: Divulgação)

BOA PERGUNTA

- Pai, 'visagem' aparece de dia?
- Pode aparecer, mas ela só assombra porco.

TÁ DIFICIL

A FIERO é formada por 19 sindicatos do setor industrial, sendo que nove são do segmento madeireiro. A briga vai ser boa, mas pouca coisa vai vazar extra muros.

ELEIÇÕES 2008

Não é só Roberto Sobrinho, Lindomar Garçon, Adilson Siqueira, Alexandre Brito, e etc., etc., etc., que estão com as cabeças voltadas para o próximo pleito. Ali na Rua Rui Barbosa, na Arigolândia, o clima já está quente e tenso. Em outubro tem eleições para a diretoria da FIERO. No atual quadro, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Porto Velho, Denis Baú, está disposto a bater chapa com o presidente da Federação, Euzébio Guareschi. A posse de quem vencer será dia 19 de janeiro de 2009, para um mandato de quatro anos, com direito a uma reeleição.

PIORANDO

Não é raro ver os rilisis que as assessorias enviam às redações sendo publicados assinados por outros jornalistas. Eu disse que é comum, mas não é certo e nem ético. Agora encontrei uma novidade. Uma assessoria copiou o texto publicado em um jornal, cujo material foi apurado pela redação, mudou um pouquinho e enviou aos outros órgãos, que publicaram a coisa. Não sei como classificar essa atitude. Depois de anos que estamos tentando solidificar e profissionalizar as assessorias de Imprensa, vem um cabeça de bagre e faz uma *erda destas.

DO LEITOR INIMIGO DOS POMBOS

"Amigo, onde no Brasil eu compro a Bird Chase Laser? Não suporto os pombos que estão para me tirarem de minha casa. Por favor quem puder me ajudar, preciso acabar com os pombos que estão invadindo minha casa. Já liguei pra todo mundo e ninguém resolve".
Caro anônimo, você esqueceu de deixar o endereço para a resposta. Quem souber responder, peço a gentileza de informar no espaço dos comentários.

20 de jun. de 2008

E POR FALAR EM TURISMO

Ainda está rolando em São Paulo o 3° Salão de Turismo - Roteiros do Brasil. Os estandes dos estados do Nordeste atraem pelos olhos. Os estados do Sul também não deixam a desejar. Destaque, aqui na Amazônia, para o estande do Acre - que aliás investe pesado na atração de turistas, estando presente na nossa Expovel. Os estados do Amapá e Roraima, apesar de serem considerados mais pobres do que nós, apresentavam material de divulgação de muita classe. No espaço reservado à Prefeitura de Porto Velho, apenas os displays vazios. O material não ficou pronto a tempo. Que peninha...

MACHADINHO NA TV

O município de Machadinho do Oeste, que não ficou bem nas fotos nos últimos meses, tem uma chance de se redimir. Quem acordar na madrugada de amanhã - às 5hs30 - terá a chance de assistir à primeira de uma série de três reportagens feitas pela Vagna Vieira para o programa "Viagens pela Amazônia", no canal temático Amazon Sat. As matérias mostrarão "a natureza, o potencial turístico, a história, a economia e o cotidiano do povo desse município", como destaca o aviso enviado às redações. Para quem não acorda cedo no sábado e nem em dia nenhum, as opções de reprise, são: domingos às 16h40, às segundas-feiras às 17h30 e às sextas-feiras às 15h30.
Ainda tenho a dúvida se o "Machadinho" que deu nome ao lugar é referência ao rio ou ao instrumento de corte?

CONTRUÍNDO BOMBAS

Não sei se tem um nome específico para o profissional que constrói bombas. Não estou me referindo a terroristas. Vou contar a história: No final da administração Jerônimo Santana, o governador considerava que o Governo Federal havia abandonado Rondônia, sem ter cumprido o que determinavam alguns artigos das tais Disposições Constitucionais Transitórias de 1988, que previam uma mãozinha da União aos Estados elevados da condição de Territórios Federais. Pois bem, foram encomendados artigos em duas colunas x 52 cm, que eram publicados nos jornais de Rondônia. Era a "Bomba da Previdência", a "Bomba da Reforma Agrária", etc. Os "bombistas", escalados para escreverem os artigos eram o Carlos Henrique Ângelo, o Mário Lúcio Coimbra, o Abdoral Cardoso, eu. Havia outros, mas não recordoo dos nomes agora.

OSTRACISMO

Esta também é do Alto Madeira, mas no dia 17: Uma entrevista de uma página com o ex-governador Jerônimo Santana, hoje no auto-exílio em Brasília. Ele fala dos "esqueletos" existentes no Estado, que nada mais são do que o desmonte das obras que a administração dele deixou. Fala da Enaro, Beron, serviço aéreo (estatal), Cemaguam e etc. O "raio-x" traçado é mostrado em vários matizes: sépia, pelo tempo; cinza, pela tristeza e lilás, pela paixão (esmorecida) de ver o que construiu ter sido destruído ou sem continuidade. (Foto oficial - arquivo Público)

GAFES

Há dias era para ter feito o comentário, mas os atropelos do dia-a-dia me fizeram esquecer. Vai aí um recorte do Alto Madeira do dia 16 de junho. O Ciro Pinheiro tem olho clínico para estas coisas e sabe do que está falando. Presto aqui uma homenagem a ele, de quem sou aluno aplicado na cadeira de "Cerimonial & Protocolo". É só clicar no recorte para ampliar. (O escaneamento ficou igual à cara deste aprendiz de blogueiro)

17 de jun. de 2008

(PARÁ)FRASE

Quem não é visto, é atropelado!

DEU NO TUTTY VASQUES

"Lei do cão -Está cada dia mais difícil entender quem manda nas favelas cariocas: Um dia é o traficante, no outro é a milícia; de repente chega o Exército, entra a polícia... Para os moradores, todos são igualmente bandidos". (Ilustração Veja)

BURROCRACIA

O prefeito Roberto Sobrinho está correndo atrás de quem patrocine a revitalização de um dos galpões da antiga Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. O dinheiro que havia foi consumido no atendimento às exigências do IPHAN e o valor que era destinado à obra nos dois ficou só em um. (Foto: PMPV)

FERIADO

Mesmo contestado pela Fecomércio e sendo objeto de consulta quanto à inconstitucionalidade junto ao Supremo, amanhã é feriado dedicado aos evangélicos. Reproduzo um trecho de um artigo assinado por André Veiga da Silva, que é auditor fiscal do Trabalho, exercendo a chefia da seção de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Rondônia e que já foi publicado pela Imprensa caripuna: "(...) Ao abrir precedente para uma denominação religiosa o Estado de Rondônia chamou para si, a obrigação de também criar, pelo princípio da isonomia, um feriado em homenagem ao dia do Espírita, do Budista, do Muçulmano, do Umbandista, do Israelita, dia do Hindu, isso para falar apenas das maiores denominações religiosas (...)." Vamos nessa!


PALANQUE - 2

Na audiência pública citada abaixo, o deputado Moreira Mendes só vai ter o trabalho de levantar a bola e deixar que Maggi ou Cassol marquem os gols.

PALANQUE

A Imprensa tupiniquim está noticiando, como se fosse uma coisa do outro mundo, a realização de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados na próxima quinta-feira, dia 19. Foram convidados os governadores Blairo Maggi e Ivo Cassol, do Mato Grosso e Rondônia respectivamente. Acontece quem fez a proposta para realização do evento foi o deputado Moreira Mendes, também avô do neto do governador Cassol. Aí é como se diz no Paraguai: "Entonces..."


MANCHETE QUE EU GOSTEI

O jovem Alto Madeira pegou pesado na manchete da edição de hoje: "Venceu o fisiologismo na convenção do PMDB". Assino embaixo.
(Coloquei o nome do partido em caixa alta porque estou copiando texto dos outros. Mas aqui no blog só sai pmdb)

SAMPA

A jornalista Marcela Ximenes está representando o jornal Diário da Amazônia na abertura do 3° Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, que será realizado de hoje a noite até o dia 22, no Parque Anhembi, em São Paulo.

ENTULHO

A Expovel terminou no domingo, mas a vida não voltou ao normal por aqueles lados do Parque dos Tanques. A pista da avenida Lauro Sodré ainda está fechada no sentido Aeroporto-Centro, entre a avenida Jorge Teixeira e a entrada do bairro Nacional. E há montes de lixo deixados pelas pessoas que exploraram o comércio de rua.

16 de jun. de 2008

FEIRA DO PORTO

Não tive sorte no sábado. Fomos à Feira do Porto em busca de artesanato. Não encontramos o que queríamos. Para não perder a viagem resolvemos comer e escolhemos aleatoriamente a barraca. Quase tive uma AVC. Tinha muito sal no vatapá, no pirarucu e no espetinho. E, para piorar, não vendiam cerveja. Não vou falar no atendimento, pois estou acostumado a ser mau tratado em qualquer estabelecimento comercial, bancário ou público (com raríssimas excessões, de se contar nos dedos de uma das mãos).

DIVIDIDO?

O pmdb municipal vai para a convenção dividido. A ala que defende candidatura própria e a ala que apoia a coligação com o PT, fornecendo o candidato a vice-prefeito. No entanto, na mesa ao lado da minha "cientistas políticos" ali reunidos concordaram que pmdb é dividido entre os que têm cargos e os que pretendem um cargo.

BOA, ESSA

O TSE prometeu divulgar os nomes dos candidatos que forem réus para que os eleitores saibam em quem estão votando. O espaço do blog já está à disposição para a divulgação.

ACADEMIA

Por estar trabalhando, deixei de ir prestigiar a posse dos amigos Samuel Castiel e Lúcio Albuquerque - além de rever outros amigos - na Academia de Letras de Rondônia, no último sabado. Abaixo, a foto "oficial" do evento. (Foto: Divulgação)

PESAR

Como sempre eu me desligo do noticiário no sábado e domingo, correndo atrás do prejuízo na segunda-feira, por isso só agora lamento a morte do cantor Jamelão, de quem continuo fã e sobre o estado de saúde do ex-governador Jerônimo Santana, que, segundo a matéria, teve as pernas amputadas e está vivendo na maior penúria em Brasília. O "Bengala" tem 73 anos.

JARU

Alguém sabe o que aconteceu com o termo de cooperação técnica entre o governo do Estado e a prefeitura de Jaru anunciada dia 25 de fevereiro? Lembrei-me do assunto ao ler que a prefeita em exercício, Stela Mari Martoni, declarou moratória. Há choro e ranger de dentes entre os fornecedores do Município.

MULHER PIRATA

Essa deu no Portal Terra: "Paraguai: noivo é preso no altar porque era mulher". Mas a "noiva" sabia a verdade. Eu, hein?

ENTIDADE

Vi nas ruas um carro de Ouro Preto do Oeste com o adesivo: "UNIVRAM - União das Vítimas da Reforma Agrária e Meio Ambiente".

12 de jun. de 2008

BOOM IMOBILIÁRIO

Mal começou a vazante do Rio Madeira e começaram as obras de construção de casas na área onde será construída a barragem de Santo Antônio. É muita esperteza. Mas como disse Pedro Aleixo, "o esperto julga-se tão esperto que acaba atolado na própria burrice".

DEU NA AGÊNCIA BRASIL

Brasília - Presidente Lula durante solenidade de assinatura de decreto que outorga à empresa Madeira Energia S.A. concessão de uso de trecho do Rio Madeira, estado de Rondônia (Foto: José Cruz/ABr) Brasília - Presidente Lula, o empresário Irineu Meireles e, ao fundo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante solenidade de assinatura de decreto que outorga à empresa Madeira Energia S.A. concessão de uso de trecho do Rio Madeira, estado de Rondônia. (Foto José Cruz/ABr)

IARIPUNA CONVIDA

Apresentação das alunas da Escola Municipal de Dança. Dias 13 e 14, a partir das 19hs30, na Praça Aluízio Ferreira.

CHOQUE

A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL premiou a Ceron como melhor empresa de energia da Região Norte, com índice de aprovação do consumidor de 66,37, ficando acima da média de pontuação das demais empresas da região, que alcançaram 55,70. O interessante é que só ficamos sabendo por meio de rilisi do gabinete da senadora Fátima Cleide.

FRASE

"O vice não é um adversário. É um inimigo". Yeda Crusius, governadora do Rio Grande do Sul.

VICES & VICES

Lendo n'O Globo de hoje sobre o imbróglio entre a governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB) e o vice dela, Paulo Feijó (DEM), lembrei-me da história de Rondônia, onde as relações entre o chefe do executivo e o seu substituto legal sempre foi complicada. No governo Angelin, o substituto eventual era o presidente da Assembléia, deputado Amizael Silva. Angelin não fez nenhuma viagem internacional nem tirou licença para impedir Amizael ter o gostinho de exercer o governo do Estado. No governo Jerônimo Santana, Orestes Muniz, o vice, usava todo o tato que tem para não ferir suscetibilidades. Ao final do governo Orestes viu Jerônimo apoiar (por baixo dos panos) a candidatura de José Guedes. Piana e Canuto se entendiam bem, o oposto do que ocorreu entre Raupp e Aparício. Bianco teve em Miguel de Souza um parceiro leal, que engolia sapos para não chutar o balde e o pau da barraca. Cassol e Odaisa nunca fizeram "par"; na reeleição Cassol a substituiu por João Cahula, que reza na cartilha cassolista.

É HOJE

A agenda do presidente Lula para esta quinta-feira prevê: "(...) 15h30 - solenidade de assinatura de decreto que outorga à empresa Madeira Energia S.A. concessão de uso de trecho do Rio Madeira, em Rondônia. (...)" A partir de agora, a MESA tem sete anos para entregar o primeiro watt de energia elétrica ao país.

CPMF - O RETORNO DA MÚMIA

Disse César Maia em seu ex-blog: " A NOVA CPMF: SINAIS POSITIVOS DE DERROTA! 1. Na Câmara de Deputados passou por apenas dois votos. 2. Pré-candidatos a prefeito votaram contra.
3. No Senado será mais difícil passar. 4. E se passar, no STF vai cair."

HOMENAGENS

Os jornalistas Euro Tourinho, Ciro Pinheiro e Lúcio Albuquerque serão homenageados pela Fundação Cultural de Ji-Paraná em evento que acontece dia 27. Junto com eles outras onze pessoas e entidades ligadas ao Jornalismo e à História de Rondônia, também receberão o reconhecimento do Município. Naquele dia será inaugurado um obelisco em homenagem ao Marechal Rondon, que será reconhecido (oficialmente) como o patrono de Ji-Paraná. No ano que vem serão comemorados os cem anos da chegada de Rondon às margens do Rio Machado. (Foto: Ji-Paraná - Gramazon)
Atualizando às 9hs51: Relação completa dos homenageados pela Fundação Cultural de Ji-Paraná:
Jornalista Bruno Johannes Kmetzch (In memorian); Jornalista Dionísio (Dió) Xavier da Silveira (In memorian); Jornalista Edgar Lobo de Vasconcelos (In memorian); Jornalista e Escritor Emanuel Pontes Pinto; Jornalista Euro Malheiros Tourinho; Jornalista e Historiador João Costa Vilhena; Jornalista e Historiador Lúcio Albuquerque; Jornalista Rochílmer Melo da Rocha; Jornalista Valdemar Camata; Escritora e Historiadora Yêdda Pinheiro Borzacov; Jornalista Ciro Pinheiro; Jornalista Ciro Escobar (In memorian); Faculdade ILES/ULBRA; Jornalista Phelippe Daou. Fonte: Fundação Cultural de Ji-Paraná.

11 de jun. de 2008

SEM RUMO

Duas notícias sobre o pmdb de Porto Velho demonstram o desencontro do diretório municipal do partido. Em uma, o advogado Hugo Granjeiro defende candidatura própria para o cargo de prefeito. No caso, ele próprio se apresenta para fazer este sacrifício. Em outra notícia, o prefeito Roberto Sobrinho anuncia o nome do professor Abelardo Castro para substituir Emerson Castro na Secretaria Municipal de Esportes - Semes. Castro é sócio fundador do pmdb em Rondônia e fazia parte da ala "puro sangue".

SERÁ QUE AGORA VAI?

O DNIT está convidando para audiência pública nesta sexta-feira, 13, para apresentação do projeto da ponte sobre o Rio Madeira, na BR-319 - Porto Velho/Manaus. A audiência pública é necessária para dar início ao processo de licitação da ponte e acessos. Dirigentes nacionais virão para o evento que ocorrerá na sede do departamento na rua Benjamin Constant, 1015, bairro Olaria, a partir das 10 horas. Essas pontes sobre o Rio Madeira só sairão quando a caveira de burro for encontrada e desenterrada.



DO LEITOR

"Gostaria de parabenizar a polícia por ter feito vista grossa na expovel. Fui agredido com um soco quase em frente ao postinho da PM na entrada e ainda chamei a polícia mas eles se quer me deram ouvidos".

NEM GALINHA PODE

O Correio Brasiliense publicou hoje matéria do jornalista Pablo Rebello, mostrando que o Ibama do Distrito Federal notificou feirantes que vendem aves (galinhas, frangos) vivas para abate. A iniciativa foi do Ministério Público que denunciou maus tratos aos animais. A partir de agora deverá ter um padre para ministrar a extrema unção e anestesia geral na hora de passar a faca. Isso precedido de um julgamento, onde serão ouvidas testemunhas de defesa e acusação, além da atuação do promotor de justiça. (http://www.meupapeldeparedegratis.com.br/cartoons/pages/chicken-run)

FILME

Assistimos ontem ao filme "O Caçador de Pipas". Só posso dizer o seguinte: Muito bom. Emocionante.