31/08/2010

A CULPA É...

O prefeito Dinho, de Candeias do Jamari, disse a mim que está com vergonha de andar nas ruas da cidade que ele administra, que estão sujas. O motivo: Os garis se demitiram e foram trabalhar nasuzina.
Dias destes eu comentava com alguém de fora sobre esta migração de mão de obra de diversos setores para a construção das barragens. Ele disse: "É só o pessoal pagar melhor que as construtoras, que os trabalhadores voltam". Faz sentido.

SEM SORTE

A frase do porfessor e economista Ricardo Hausmann, diretor do Centro para o Desenvolvimento Internacional da Universidade Harvard, de que o presidente Lula tever sorte de ter tido um bom antecessor, mas que o sucessor dele não terá a mesma sorte, pode ser aplicada ao Estado de Rondônia.
Não é não?

30/08/2010

FRASE

"Por muito menos que isso, o presidente Nixon caiu". Eudes Lustosa, no programa "Falando a Verdade", ao comentar o caso da quebra de mais de 140 sigilos fiscais por funcionários da Receita Federal em São Paulo.

MALDADE

Pergunta feita pelo jornalista Sérgio Pires na abertura da entrevista ao candidato Marcos Sussuarana, do PSol, no programa Câmera 11, na TV Candelária:
"Porque o PSol, que é um partido pequeno, não quer fazer coligações com ninguém? Prefere perder sozinho?"

FERRAMENTAS BÁSICAS

O saite Comunicadores sugere algumas ferramentas em casos de 'falta' de computadores para um tipo de jonalistas. Ô raça!. (Imagem http://migre.me/1b6gp)

29/08/2010

CENAS DA CIDADE

Histórica caixa d'água que abasteceu os trens da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré por mais de 60 anos, em Jacy-Paraná, distrito de Porto Velho. (Foto Cléris Muniz/Ag Imagem News)

ENDEREÇO ERRADO

Nem avenida 'Imigrantes', nem avenida 'Costa e Silva', nem 'BR-319', nem Migrantes, que é o correto. Imobiliária anuncia venda de apartamentos na avenida 'Emigrantes'.
Vai te lascar!

A VAZANTE DO RIO MADEIRA

As equipes do Gente de Opinião e Opinião TV pegaram uma rabeta e foram ver a situação em que se encontra o rio Madeira, cujo nível está muito baixo. Já há notícias de balsas encalhadas e em um pedral a duas horas de São Carlos, no sentido Calama, o canal de navegação só permite a passagem de um barco ou rebocador por vez, provocando filas. Abaixo, fotos e legendas do Chico Lemos, exclusivas para o Banzeiros.
Está terminando o verão e os barrancos que ameaçavam no inverno continuam do mesmo jeito, agora na espera do novo inverno (2011). 
Mais uma do barranco.
Comércio e Turismo se misturam no porto (improvisado) que leva a São Carlos. Entretanto o que falta é mais apoio e menos política, menos blá, blá, blá e mais planejamento. Daqui a pouco vão dizer que a culpa é dazuzina.

CORDEL DO FICHA LIMPA

Banzeiros recomenda o blog Cordelirando, da professora e cordelista Salete Maria, que traz um cordel sobre o "Ficha Limpa".

XERIFES

(Ex) Delegados de polícia que são candidatos a deputado Estadual e a Federal em Rondônia, têm números que lembram calibre de armas: Carlos Eduardo (Carlão) é 45145; João do Vale, 4545.
Colt ou Smith & Wesson?

27/08/2010

'PRACAS'

(Foto: Juliano Albano - Em uma olaria de Porto Velho, dia 24)

QUERMESSE

Começa daqui a pouco, às 19hs30, a "Festa da Padroeira", na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, na avenida Amazonas, 4050 - Agenor de Carvalho. A festa já é tradicional e na vez em que estive lá quase me acabo comendo pastel.
Haverá sorteio de prêmios (bingo?), comidas típicas da região e muita animação. No sábado os festejos serão retomados a partir das 20 horas e, no domingo, desde as 11hs da manhã.

CENAS DA CIDADE

E quem nos salvará? (Foto JCarlos)

"ESTÁ RUIM? VAI PIORAR"

A frase do título foi a manchete do Diário da Amazônia, edição dos dias 21 e 22 de agosto. Profecia em andamento.
Para piorar o que já está ruim, fazem mais fumaça. (Foto JCarlos)

NA SOMBRA DO IPÊ

(Foto Eliênio Nascimento, no dia 13/8/10, na praça Marechal Rondon, em Porto Velho)

A NOVA LENDA

A nova lenda que corre na Internet é sobre um restaurante que serve carne humana no cardápio e teria uma filial na nossa pacata Guajará-Mirim. Equipe da Folha de S.Paulo caiu na pegadinha e gastou ligações interurbanas para Porto Velho e Guajará-Mirim em busca do restaurante canibal.
É muita falta do que fazer. Ô raça!

DIGA COM QUEM ANDAS....

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aluísio Mercadante, não quer que a foto dele saia na propaganda eleitoral do candidato Tiririca (PR). Isso por causa do mote usado pelo humorista: "Vote em Tiririca, pior que tá não fica!”
A coligação é formada pelos partidos PSB, PT, PR, PCdoB e PTdoB

26/08/2010

CENAS DA CIDADE


Bebedouro em escola rural, no Ramal Zeca Gordo, Porto Velho. (Foto Cléris Muniz/Ag Imagem News)

CUJUBIM EM CHAMAS


Troncos carbonizados, terra queimada, atmosfera cor de cinza. Este foi o cenário desolador que a jornalista Marcela Ximenes e o repórter-fotográfico Juliano Albano, do Diário da Amazônia, encontraram na "Floresta" Estadual de Rendimento Sustentado Gavião, no municío de Cujubim.
De floresta mesmo, só o nome. (Fotos Mar)

VOU MORRER SEM VER AS PONTES SOBRE O MADEIRA

Soube pelo Informeio:
"O Tribunal de Contas da União (TCU) aplicou hoje (25) medida cautelar determinando ao Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) que suspenda o edital de licitação para contratação de empreiteira para construir uma ponte na BR-364, ligando os Estados do Acre e Rondônia. A ponte foi
projetada para atravessar o Rio Madeira. A medida, solicitada pelo ministro Walmir Campelo, baseia-se em relatório da área técnica do Tribunal, que detectou suspeita de sobrepreço de mais de R$ 19 milhões nos custos de mão de obra, brita e aço."
Enquanto isso, a balsa está encalhando e leva quase duas horas para a travessia.

POESIA, AINDA QUE COM SANGUE

A Mar escreveu no tuiter: "Vidraça suja de sangue. Um corpo jogado no chão. Um pombo desavisado morreu ao dar um voo rasante na janela da redação." (Ilustração XadrezAdesivos.Wordpress)

SE DEIXAREM...

O Departamento de Infraestrutura Terrestre - Dnit comunica que vai restaura a BR-364 entre Porto Velho e a divisa com o Mato Grosso, numa extensão de pouco mais de 700 quilômetros. Será que o TCU vai deixar?

ESTACIONAMENTO DE MOTO-TAXI

Esta foto do Cléris Muniz é de sexta-feira, mas continua atual.

ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA

Enquanto isso, em Jacy-Paraná...
(Foto Cléris Muniz/Ag Imagem News)

HEIN?

Assisti a uma entrevista do superintendente do Ibama-RO na TV Rondônia, ontem, sobre as queimadas. Segundo ele, a culpa pelo fogo é das entidades ambientais que demoraram a agir. Uai! E o Ibama é o quê?

25/08/2010

FRASE

"Em dúvida, não duvide! Em dúvida não se meta, em dúvida faça o contrário". Millôr Fernandes.

ESTRADAS D'ÁGUA

Recebi da Action Editora um exemplar do livro "Estradas D'Água - As Hidrovias do Brasil", com texto de João Augusto Rodrigues, editado para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários - Antaq. A nossa hidrovia Porto Velho-Itacoatiara é citada de passagem, assim como é feita a citação das história dos bandeirantes indo e vindo por aqui desde o século XVII. (Foto Sérgio Lima/Folha Imagem)

DIA DO SAIO

Ontem lembrei o suicídio de Getúlio Vargas. Hoje recordo a renúncia de Jânio Quadros, em 1961. Em 1960 fugi da casa de minha avó e fui espiar o comício dele em Teófilo Otoni. Quase apanho, não por ter fugido, mas por ter ido "prestigiar" Jânio Quadros, já que o candidato da família para a presidência da República era o general Henrique Teixeira Lott. Nas eleições a "vassoura", símbolo do Jânio, venceu a "espada" do Lott. O Jânio não batia bem, renunciou e três anos depois os militares deram o golpe que durou vinte anos. (Foto Erno Schneider)

24/08/2010

PEDRO MARTINELLI ACOMPANHA OBRAS E RIBEIRINHOS


Na semana passada o setor de Comunicação Social da Santo Antônio Energia promoveu o Santo Antônio Energia & Cinema, levando a moradores das áreas ribeirinhas o lançamento do filme "Vozes do Madeira - 2", do Pedro Martinelli. A ideia do filme era acompanhar a modificação nas vidas das pessoas que moravam nas áreas onde foi construído o canteiro de obras e onde será formado o reservatório da UHE Santo Antônio e depois de editado voltar aos lugares onde os depoimentos foram colhidos.
Conversei com Pedro Martinelli na derradeira vinda dele a Porto Velho, junto com o Marcelo Macca, que faz as vezes de roteirista e diretor.
"A ideia da série 'Vozes do Madeira' é ouvir todo mundo, seus anseios, medos e depois devolver a eles o que estava acontecendo. Seria um acompanhamento de todo o projeto, com atualizações periódicas", disse Martinelli.
"Foi genial. Fizemos o [Vozes do Madeira] 1 e foi um sucesso. As pessoas perguntam: Vozes, Vozes, quando terá outro", lembrou Macca.
"Nós pensamos em algo como o Canal 100, que antigamente era exibido nos cinemas antes dos filmes. Uma coisa atemporal, como se tivesse mostrando tudo através de uma brecha, registrando a memória oral da obra e das transformações", disseram juntos, um completando o raciocínio do outro.
Pedro Martinelli foi fotógrafo da revista Veja, O Globo, entre outro veículos. Hoje fotografa a vida do homem na Amazônia. Entre outros livros publicou "Gente X Mato" e "Mulheres da Amazônia", (Fotos JCarlos)

AFINAL TEM OU NÃO TEM MONOPÓLIO NO TRANSPORTE PÚBLICO?

Leio um rilisi da Prefeitura de Porto Velho em que a secretária de Transporte e Trânsito, Fernanda Moreira, afirma que não há monopólio no transporte coletivo na capital. O serviço seria feito por duas empresas que se uniram e venceram a concorrência pública, com o aval do vereadores da legislatura passada.
No dia 9 deste mês, a Câmara Municipal realizou uma audiência pública para discutir o assunto. Foi dado um prazo de seis meses para que o prefeito Roberto Sobrinho permita a entrada de novas empresas de ônibus em Porto Velho, conforme lei aprovada ontem, 23.
Essa novela vai longe e a a população, ó! (A foto acima veio junto com o rilise/Fránk Néry/Comdecom)

E A PONTE DA BALSA?

As obras da ponte da BR-319 ainda estão encralacradas no TCU, mas a coisa está andando. Quem conta as novidades é o repórter-fotografico Cléris Muniz, da Agência Imagem News, que também enviou as fotos.
"Isso agora não é uma coisa diretamente "dasuzina" é da ponte. A balsa já está atracando em novo local na margem esquerda, desde o meio dia desta segunda (23) o trânsito da BR 319 sentido Humaitá Porto Velho já era deslocado para o novo atracadouro".

GETÚLIO VARGAS

Nasci dois anos depois de Getúlio Vargas ter suicidado, há 56 anos e não sei por que todo 24 de agosto me lembro da figura do homem que, ao mesmo tempo, era  amado e odiado. A influência do nome do presidente perdurou por muitos anos e o seu legado foi disputado, levando o PTB a ter um racha histórico, quando foi criado o PDT do Brizola.
Sugiro a leitura do artigo publicado na revista Almanaque Brasil. (Foto reprodução AE)

NA FILA PARA COMPRAR

Como sempre acontece em Porto Velho, dezenas de pessoas aguardam no estacionamento do Atacadão a hora da inauguração. Lembrei-me quando o shopping foi inaugurado e os dias seguintes. Transformou-se em atração turística. (Foto Mar)

CURVA DE RIO

Nove dos dez bandidos que assaltaram o hotel em São Conrado, no Rio de Janeiro, serão trazidos para o presídio federal em Porto Velho. O pedido foi feito à Justiça pelo governador Sérgio Cabral.
Assim não dá.

23/08/2010

QUENTURA

O leitor José de Arimatéia dos Santos envia duas fotos, feitas por ele, lá em Santa Luzia do Oeste. A primeira é de março deste ano, a segunda, é de sexta-feira, 20, 17 horas. Quanta diferença...
E ele pede que chova logo. Não sei se São Pedro vai atendê-lo logo.
(Fotos José de Arimatéia dos Santos)
Peço desculpas ao Arimatéia. NA hora de postar, confundi Santa Luzia com Ouro Preto do Oeste. Feita a correção.

22/08/2010

LULA CÁ

O presidente Lula veio a Porto Velho dias 12 e 13. Jantou com o Odair Cordeiro, gravou programa eleitoral, visitou asuzina, pousou para fotos com fãs e deixou algumas pessoas indignadas. Ora, ora, ora. Ano eleitoral, candidata que é um "baú" para carregar, e os 'coleguinhas' da Imprensa caripuna cobrando a viagem presidencial com outro objetivo? Nem na Utopia conseguiriam que o motivo da 'visita' fosse diferente. Acorda, 'Prezada Imprensa'!
(reprodução do programa da Dilma Rousseff)
(Fotos A.Correia/Imagem News)

NA PIOR

Na Casa de Cultura "Ivan Marrocos", folhas de papel cobrem rachaduras e infiltrações de água nas paredes. Para quem não lembra, o prédio foi inaugurado sem ter sido concluído. É uma pena. O único espaço destinado à cultura, mantido pelo Governo Estadual, está uma lástima. Digo lástima para não dizer um palavrão.

(Foto JCarlos)

PARTIDO 'DAUZINA'

Pronto! Partido Dasuzina. Era o que faltava.
Viva a luta dos operários das usinas!
(Foto JCarlos)

RONI NA BERLINDA

Estivemos na exposição das fotos do Roni Carvalho, repórter-fotográfico do Diário da Amazônia, que estavam em exibição na Casa de Cultura "Ivan Marrocos". Abaixo, algumas reproduções do que foi mostrado. Este menino vai longe. (Fotos Mar, JCarlos)

HORTA COMUNITÁRIA?

Na rua 28 de Setembro, no bairro Conquista, uma 'horta comunitária' (pelo menos o plantio é feito na rua). Não sabemos se o produto da horta é socializado, mas a idéia é boa. (Foto JCarlos)

POLUINDO MAIS

No trecho do igarapé Tanques, no bairro Costa e Silva, as crianças alimentam a poluição. Perguntei por que elas faziam aquilo. A maior respondeu: Já está sujo mesmo.
Tenho certeza que os pais delas agem da mesma forma. São pessoas assim que pioram a situação daquele igarapé que há muito tempo tornou-se um esgotão.
Há uns três anos estive lá com o Roni Carvalho. Conversava com um morador. Ele reclamava que o "povo" jogava lixo no local. Mal ele fechou a boca, a esposa dele, que estava no 'jirau', tascou um tanto de entulho no igarapé. "Seu menino" sorriu sem graça e eu disse à senhora: não demora muito e essa lixarada voltará para dentro de sua casa.
O tempo segue e as coisas não mudam. Será que adianta o 'poder público' ir lá - como já foi - limpar o pobre igarapé se as pessoas continuarem agindo dessa forma? (Fotos: Marcela Ximenes)

NA MESMA

Fui ao bota-fora do cunhado Fábio Ximenes, que foi morar em Cacoal e trabalhar no Hospital Regional . E que tristeza é a rodoviária de Porto Velho. O mesmo ar de abandono, de desleixo, de coisa largada de sempre. Como é que pode?
Ônibus atrasado, falta de informação, pé-inchados, policiais desatentos, sujeira. Triste, triste.

21/08/2010

ECOPREJUÍZO

Já repararam que a esponja de aço usada para lavar louça, genericamente chamada de 'bom-bril', não dura dois dias? Aqui em casa já trocamos de marcas por todas aquelas que estão nas prateleiras dos supermercados, mas não 'logramos êxito'.
Esta semana, zapiando pela tevê, assisti um comercial da Bom Bril, com o Carlos Moreno, dizendo que a esponja de aço deles é "ecológica". 'Ela seria biodegradável', por isso se deteriora rapidamente. Dizer que me sinto um palhaço é pouco.
Aproveitei uma ligação da minha mãe para perguntar como era feito quando eu era criança pequena em 'Tófotoni'. Ela disse que as panelas eras 'areadas'. Isso mesmo. Areadas, de areia. Pegavam areia bem fina, colocavam em uma vasilha e com uma bucha vegetal esfregavam nas panelas que foram levadas ao fogão a lenha. Ecológico e sustentável (Eu, hein?)

20/08/2010

EU, HEIN?


A tevê ligada no telejornal; no telefone, a página do Gmail estava carregando e eu começava a ler uma matéria na revista que a Mar recomendara. O telefone tocou. Atendi e fala, fala, fala... Ao desligar e procurar os óculos que havia tirado e atirado ao léo, vi esta cena, que não foi montada. (Foto JCarlos)

VIDA DE A.I. NÃO É MOLE


Se alguém pensa que quase 25 anos trabalhando em Assessoria de Imprensa dá "status" a algum jornalista, a este locutor que vos fala, isso não acontece. Na foto feita dia 12, pelo colega Zoccal, estou em pleno exercício da função. Literalmente, pois no carro estava a equipe do Estado de S. Paulo. (Foto: Luiz Zoccal)