31 de mai de 2011

HEIN?

Leio nos sites a notícia que o governador Confúcio Moura não conseguiu se entender com o prefeito de Ji-Paraná, José Bianco. A causa do desentendimento é a Caerd  que faria parte do Plano Estadual Integrado de Saneamento Básico. Diz-que o Bianco nem deixou completarem a falação.

BARBEIRAGEM? (2)

Ainda nesse mesmo assunto do caso Adelino/Ozeas/Ozias, ontem o secretário de Segurança, Marcelo Bessa, disse que não autorizaria imagens do suspeito - que ainda era Ozeas - à imprensa para resguardar o rapaz. Ok.
Na coletiva na manhã de hoje, o diretor-geral da Polícia Civil , Claudionor Soares Muniz, disse que isso nunca aconteceu, que não houve negativa para que os jornalistas registrassem imagens do suspeito. Parece que os colegas que estavam na coletiva enlouqueceram e eu também. Porque no Jornal da Rede da RedeTV de ontem o secretário afirmou isso em entrevista. O que houve?

BARBEIRAGEM?

O assassinato de Adelino Ramos, líder do MCC, o Movimento Camponês Corumbiara, causou um verdadeiro furor na área de segurança. O crime aconteceu três dias da morte de um casal no Pará e tudo virou tema de matéria nacional, criação de comitê e aquelas coisas de sempre. Por aqui, a polícia - via a Secretaria de Segurança - na noite do crime disse à imprensa que já sabia quem era o algoz de Dinho. Foto do suspeito foi divulgada, nome, ficha corrida, tudo. Até que ontem o rapaz - mesmo com 40 policiais na sua cola - se apresentou à polícia, lá em Extrema. À tarde ele negou que seja o assassino de Adelino. Até aqui, normal.
No entanto, hoje, em coletiva à imprensa a mesma polícia que divulgou nome e foto do rapaz disse que na verdade, o nome do homem suspeito do crime é Ozias e não Ozeas. Ah, e que Ozeas é o irmão de Ozias e mora no Espírito Santo! Pois é, e o Ozias (suspeito preso) não tem um ficha corrida, com suspeita de assassinatos no Amazonas - como a própria polícia havia divulgado antes. Contra Ozias há um mandato de prisão por porte de arma.
Entenderam?

30 de mai de 2011

DICA DE BLOG

O blog "Blogueiro do Velho Porto"  conheci hoje, mas com o editor dele, Rodrigo Bonfim, temos história da redação do Jornal Alto Madeira. O Rodrigo achou uma foto de quando trabalhávamos lá. Bons tempos.

29 de mai de 2011

ENCONTRO DE JORNALISTAS DO NORTE

Começa amanhã, no Hotel Aquarius, o II Encontro de Jornalistas do Norte promovido pela Fundação Banco do Brasil. Durante dois dias serão discutidos a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos, políticas públicas e os impactos que provocam na Amazônia. O que tem os jornalistas com isso? Bem, o objetivo do encontro é debater a participação da imprensa na disseminação de iniciativas para o desenvovilmento sustentável.
Hoje à noite, os participantes se reunirão em um jantar onde será apresentado o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2011. Amanhã começa a programação a partir das 8h30, com a apresentação do coral de crianças da AABB Comunidade.
Na terça-feira o BANZEIROS participa da Mesa Redonda 'Jornalismo e Sustentabilidade', com a antropóloga Mary Allegretti e o editor do Blog da Amazônia, Altino Machado.O moderador será o gerente de Comunicação e Mobilização Social da Fundação Banco do Brasil, Claiton Mello.

PESAR

Encontrei, na fila do banco, o seu João, meu ex-senhorio. Perguntei pelos antigos vizinhos e senti muito saber da morte da dona Maria, esposa do Devanir, da MD Distribuidora. Fiz amisade com o casal e passava por lá as tardes solitárias de domingo (antes de conhecer a Mar).

FUSCÃO

caption

Sujeito bem humorado "enjeita" propostas de compra. Fotografado na Feira de Goiânia, em Taguatinga -DF  (Foto e legenda Emerson Castro)

27 de mai de 2011

AOS JORNALISTAS

Na próxima segunda-feira, 30, o Ministério Público Federal promove mais uma aproximação com a Imprensa. É o Seminário “Diálogo com a Imprensa”. O horário previsto é ``as 19h no auditório da Justiça Federal, na Avenida Presidente Dutra, 2203, Centro, Porto Velho/RO. Inscrições: 3216-0500.

26 de mai de 2011

MENESTREL

O Papo News deste final de semana é inédito. O convidado do jornalista Sérgio Mello é o bardo Walter Bártolo, pessoa a quem admiramos como cidadão, como funcionário público e como cantor. E é sobre a vida boêmia de Bártollo que trata este programa que será levado ao ar sexta-feira, 27, às 11 horas na Record News e no sábado às 12h30, na TV Candelária.
Imperdível. (Foto Divulgação)

AGORA VAI (?)

A Prefeitura começou a realizar obras na Rua Mamoré, entre ruas José Vieira Caúla (a interminável) e a Sete de Setembro, bairro Cuniã. A obra está prometida há um ano, pelo menos. Espero que não aconteça, neste trecho, o que aconteceu na mesma Mamoré, no bairro Três Marias, que as obras começaram e não foram concluídas.
É o inverno, é a desistência das empresas que ganharam a licitação, ou outra conversa qualquer. (Foto JCarlos)

25 de mai de 2011

AVENTURAS DO ZÉ DE NANA

Encontrei ontem, feriadão do meio da semana, o Zé de Nana. No caminho de casa ele notou esta verdadeira "fábrica de milagres.
"Moço, bomquissó. Almocei com o Ricardo que faz o Câmera 11, seo Zé Carlos do Banzeiros, a dona dele a Dona Marcela e o fiote JP .

Além da comida boa do Peixin, passeio de carro, tudo na faixa, digrátis e o seo Zé, moço generoso ainda me deu essas 3 fotos que ele fez durante o passeio.
Milagre de Nossa Senhora Auxiliadora bem no dia dela. "
(Fotos JCarlos)

MAU HUMOR

(Foto e edição JCarlos)

23 de mai de 2011

AMANHÃ, NO DIÁRIO

Zé Simão: "A Dilma perguntou pro Palofi: ‘Você consegue multiplicar por 20?’ ‘Consigo, mas leva 4 anos’"

NUM SUPERMERCADO DA ZONA LESTE

"Ecônomia" (Foto JCarlos)

GAME DO PALOCCI, O CARA

Você está inconformado com o rumo que o caso Palocci não toma? Divirta-se, então.
Obrigado, Lúcio Barros

'PRACAS' - 2

(Foto Cléris Muniz / Ag. Imagem News)

'PRACAS'

"Zé. Novo exemplar para sua coleção de pracas e reclames. Esta mensagem fica no muro que circunda o Estadio Rei Pelé, em Maceió. O recado é direto e transparente, mas parece que não está sendo levado à sério pela comunidade do Trapichão. Abraços, Marrocos."
Obrigado, Marrocos.

FRONTEIRAS ABERTAS

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu sábado, 21, mil e cinquenta munições calibre .556 e 339 munições calibre .762, "grande parte dessas últimas presas em fitas metálicas destinadas a agilizar o carregamento de grandes metralhadoras, e todas de fabricação boliviana", diz a nota da PRF. Para se ter idéia do estrago que uma desta "balas" pode causar, um tiro pode perfurar um carro blindado. Ou seja, um colete usado pela polícia, seria facilmente atravessado.
Sempre repito, não adianta desarmar o cidadão comum, se armamento e munição continuar entrando pela fronteira. No caso narrado acima, as munições estavam acondicionadas em latas de tintas e o portador estava no ônibus que faz o trajeto Guajará-Mirim - Porto Velho. O destino seria Ariquemes.

DICA DE EVENTO

"Sempre um Papo" traz mais uma atração literária. Desta vez Fred Perillo apresenta o escritor mineiro Lucas Figueiredo, que vem lançar o livro "Boa Ventura - A corrrida do ouro no Brasil" (Ed.Record). O evento está marcado para o dia 1º de junho, com a expectativa de repetir o sucesso da vinda do escrito Laurentino Gomes ("1808", "1822"), que lotou o auditório da Faculdade São Lucas.
O livro fala da exploração do ouro no Brasil Colonial, do ano 1697 a 1810. E de ouro, mineiro entende. Leia aqui o primeiro capítulo do "Boa Ventura".

CENAS DA CIDADE

 Carga pesada (Foto Cléris Muniz (Ag. Imagem News)
 Sem Legenda (Foto Cléris Muniz/ Ag. Imagem News)
Trator anfíbio (Foto Marks Rocha / Ag.Imagem News)

NÃO ENTENDI

Mais um pôste neste blog em que assumo a minha ignorância. Desta vez é com relação do filme "Piratas do Caribe 4" ou "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas". Achei o roteiro meio sem sentido. Os espanhóis aparecem no filme sem nenhuma conexão lógica com o enredo.
De engraçado, algumas falas do Johnny Deep (Sparrow) e só.
Eu, como devorador de livros sobre piratas e corsários, fiquei com a sensação que faltou algo. (Ilustração: Divulgação)

20 de mai de 2011

VANDALISMO

Lixeira na praça da Madeira-Mamoré (Foto Maks Rocha/Ag.Imagem News)

CENAS DA CIDADE

Os "guardinhas" da Semtran fecharam a rua Marechal deodoro, entre Pedro II e Carlos Gomes, para rebocar um carro estacionado em local proibido. O tráfego foi desviado para a Pedro II, que tem a pista estreitada pelos caminhões baú das lojas, o que levou ao engarrafamento do trânsito na rua Joaquim Nabuco.
Incompetência total. (Foto JCarlos)

DESPRENDIMENTO

O editorial do Diário da Amazônia de hoje comenta a iniciativa do governador Confúcio Moura, que decidiu repassar verbas que são constitucionalmente dos municípios diretamente, sem a necessidade de assinatura de convênios. Na prática, diz o jornal, Confúcio "dispensa o ato de beija-mão a que os prefeitos estavam obrigados e é colocada mais uma pedra sobre a sepultura do 'coronelismo' rondoniense, que vem da época do governador Aluízio Ferreira".
Parabéns ao governador Confúcio Moura.

FRASE

"Só é ético quem quer". Jornalista Carlos Chagas ao comentar a decisão do Procurador Geral da República de "deixar prá lá" o assunto da 'consultoria' do Palocci. É imoral, mas não é ilegal. Pode?

18 de mai de 2011

SABE ONDE É?



Não? (Fotos JCarlos)

E agora?
Sim, é (era) a Vila de Teotônio. (Fotos Ademilde Correia/Imagem News)

17 de mai de 2011

FRASE

"Berimbau não é gaita", Carlos Miziara, cinegrafista, ao dizer que fulano vai ver que...

HEIN?

O deputado Carlos Magno (PP-RO) foi uma das vítimas do CQC na edição de ontem. Não soube responder quem era o presidente da Venezuela. Ainda foi flagrado tentando "colar" no Google pelo telefone.
Outro que pagou o mico foi o falecido deputado Eduardo Valverde, que assinou a lista de "apoiamento" para inclusão de uma garrafa de cachaça na cesta básica do brasileiro.

COMO EXPLICAR?

Presidente da Comissão de Ética do Governo Federal decide "deixar para lá" os casos do crescimento do patrimônio do Palocci e as diárias da ministra Ana de Hollanda.
Lembrei de uma velha pergunta, se não me engano, cunhada pelo Pasquim: "Sepúlveda a quem pertence?"

16 de mai de 2011

NEGÓCIO DE OCASIÃO

Enquanto ambientalistas, ongueiros e índios se descabelam para impedir o licenciamento de Belo Monte, corretores de imóveis acreditam que o empreendimento vai sair. Vejam o anúncio que encontrei (por acaso) na internet.
Aqui, em Porto Veho, aconteceu a mesma coisa.

15 de mai de 2011

DICA DE MÚSICA

Já estava devendo esta dica há dias. Quero sugerir a vocês o CD "e agora, Zezinho!!", do Zezinho Maranhão. Destaco a faixa 5, "Porto Velho bem me quer", do Mário Jonas, Iolete Ribeiro e Zezinho Maranhão.
Parece que conta a vida de muitos de nós, migrantes voluntários e outros nem tanto, que aportamos nas terras do Velho Pimentel..

COINCIDÊNCIA

Encontrei "ligeiras" semelhanças entre as capas da Veja sobre Bin Laden, no início do mês, com essa, da Revista Época, que chegou aqui hoje. As coincidências são no tratamento das fotos e nos assuntos. Né, não? (Foto JCarlos)

HEIN?

Visitamos as instalações da exposição “Poronga, uma luz na floresta”, que encerra a ‘Coletiva de Maio’, na Casa de Cultura Ivan Marrocos. Confesso, humildemente, que saí confuso. Se a idéia era iluminar as 'cabeças' com as porongas, permaneci na escuridão da ignorância. (Fotos JCarlos)




AMERICANS ICONS

O amigo Michael Lewin retorna a Porto Velho com uma nova exposição. Desta vez em cores, diferente da mostra "Ferros Versus Natureza", a "American Icons - Ícones Americanos", além dos símbolos da cultura norte-americana, a luz natural é explorada.
A exposição será aberta dia 10 de junho, permanecendo na Casa de Cultura "Ivan Marrocos" até o dia 11 de julho, com 60 fotografias. Aqui em palhinha dada ao Banzeiros pelo Michael. (Fotos Michael Lewins)




CONVERSA DE 'ANJOS'

JP liga para um colega e pergunta:
- Já ganhou as asas?
- ...
- Eu não ganhei nem as penas...

13 de mai de 2011

INACREDITÁVEL

Acho o "Ó" você ligar para uma Assessoria de Imprensa e perguntar o endereço de um dos setores que a A.I. cobre e a pessoa não saber onde é a sede do assessorado.

COMO É A PRONÚNCIA?

Antes de morrer o lider da Al Qæda, o nome de Osama bin Laden era pronunciada "Ozama". Depois de morto é chamado de "Ossama".
Afinal, como é o certo?

11 de mai de 2011

MAIS

Prefeitura de Porto Velho fez operação tapa buracos na Rua.Tabajara. Falta mandarem o "Tatuzão" desentupir a rede pluvial na esquina com Rua José Bonifácio. Qualquer chuva em Candeias do Jamari, a esquina fica debaixo ´d'água e os carros estacionados flutuando...

ALTA RELEVÂNCIA

A Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia votou e aprovou projeto que anistia os policiais envolvidos nas duas rebeliões ocorridas recentemente.
Sabem o que isso significa? Nada, rigorosamente nada. Talvez nem trampolim para as próximas eleições.

NO TUÍTER

Olhem a sacada do @Gamboa_R (jornalista Róbinson Gambôa): "Mal Rondon, que deu nome a Rondônia, foi perseguido por Getúlio. Qual o nome do Palácio do Governo em RO? Getulio Vargas!"
Ele chegou à cidade há três semanas e já notou  estas sutilezas...

10 de mai de 2011

HEIN?

Perguntaram-me o endereço da Secretaria de Educação do Estado, em Porto Velho. Informei:
- Rua General Osório, sub-esquina com Almirante Barroso, altos.
Tive que traduzir.

PARA REFLEXÃO

Sugiro a leitura do artigo do jornalista Eliânio Nascimento (Rondoniagora) sobre os episódios envolvendo militares da PM no último final de semana: "Quero também um Raupp e um Nazif para me anistiar" ANISTIAR"

DO PASSADO

Na vinda anterior do Laurentino a Porto Velho, além de um bom papo, uma pose especial para o brog.
(Foto Eliane Viana/NoticiasNaHora 03122008)

9 de mai de 2011

DICA DE EVENTO

Um evento com a chancela de Qualidade do Fred Perillo.

SUSTENTABILIDADE

Coleta seletiva de lixo (Foto JCarlos)

COMO?

As obras da ponte sobre o rio Madeira avançam, mas as negociações para indenização e relocação das famílias a serem atingidas pela obra, não. Minha fonte é um morador da Avenida Migrantes, próximo à travessia da balsa.

TUDO NO MESMO DIA E HORÁRIO

Em Porto Velho é assim: tudo ou nada. Hoje temos, no mesmo horário, 19 e 19hs30, o lançamento do "Brasil Sabor", promovido pelo Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - Abrasel; A entrega do 1º Prêmio MP-RO de Jornalismo, promovido pelo Ministério Público Estadual e com a presença do jornalista Marcelo Canellas, da Rede Globo de Televisão; e, ainda, o I Rondônia Antenado no Futuro, promovido pelo Governo do Estado e parceiros.
Tenho interesse nos três assuntos e terei que fazer um sorteio.

8 de mai de 2011

GREVE DA PM

Estão testando o góvi Confúcio Moura. Essa coisa não vai acabar bem. Neste momento, fecharam uma das pontes sobre o rio Candeias, acesso pela BR-364 a Porto Velho e Rio Branco (AC). Escrevi no Twitter, há pouco, que cobri, como repórter do Alto Madeira, a intervenção do Éxercito na greve da PM em 92 ou 93. Os desdobramentos de uma greve de policiais não é agradável para ninguém.

DIA DAS MÃES - REFLEXÕES

O apelo comercial nas datas como os dias das mães, das crianças, dos pais, natal, páscoa, é inegável. E todos ficamos reféns destas épocas. Na rádio e tv (não digo internet, pois acesso sites específicos de notícias) o besteirol é imenso. A expressão mais usada nas "mensagens" é "amor incondicional". Na Rádio Rondônia, o texto fala que "para ser mulher é preciso determinação". Não entendi.
Num "caça-níqueis" da TV Meridional (Band), o apresentador sugeria presentes para as mães: sanduicheira, ventilador e um liquidificador (que quase quebrou quando ele o tocou), tudo a R$ 35. A Mar comentou: "Como, nesta época, ainda se sugere presentear com eletrodomésticos?"
É. Tô mais velho do que a minha idade biológica indica.

6 de mai de 2011

FRASE

"Quem tem mais de 50 anos e acorda de manhã sem sentir nenhuma dor, está morto!" Ana Paula, falando para um grupo de cinquentões do escritório.

VAMOS COMBINAR

Para otimizar a presença de jornalistas, manifestantes realizaram protesto no bairro Nacional, reivindicando por melhorias no bairro, contráros à prisão do PM, presidente da Associação dos Familiares dos Praças e aproveitaram para protestar contra os buracos da estrada do Belmont.
Apareceu ainda um camarada que está prevendo o fim do mundo no ano que vem...

MISSA E PAPO NEWS

O empresário Francisco Linhares, falecido há um ano, é o tema do programa Papo News que será levado ao ar logo mais, às 11 horas,  na Record News, Canal 58. Amanhã o programa será apresentado em rede estadual pela TV Candelária, canal 11. O comando do programa é do jornalista Sergio Mello.
Ainda hoje, às 18 horas haverá a celebração de uma missa em memória ao empresário, a ser realizada na quadra coberta do SESC, no bairro Pedrinhas. O senhor Linhares merece as homenagens. (Foto Papo News)

4 de mai de 2011

CASABLANCA

Recebi esta semana o casal Michael e Lucilia Lewis.Eles vieram convidar-me para a exposição que será aberta dia 10 de junho na Casa de Cultura "Ivan Marrocos", com o tema "American's Icons" ou "Ícones Americanos". Michael, fugindo ao seu hábito, fotografou em cores símbolos norte-americanos em várias partes do mundo. Mac Donald's e outras marcas registradas da gringolândia aparecem em países africanos, Brasil, entre outros.
No decorrer do papo eles contaram que estiveram no Marrocos e eu já fui perguntando sobre a cidade de Casablanca, nome de um um filme que é o meu predileto, com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Estiveram e me presentearam com fotos do Rick's. Um dia a Mar e eu iremos lá.
 Cartaz do filme
 (Fotos Michael Lewis)

3 de mai de 2011

2 de mai de 2011

EFEITO COLATERAL

A presidente Dilma Rousseff posou para as fotos na abertura da campanha de vacinação contra a gripe e pegou uma pneumonia neste final de semana.

1 de mai de 2011

CENAS DA CIDADE

Pedreiro just in time. Delivery. (Foto JCarlos)

RALLY RURAL

Durante a semana passada um grupo de agricultores, moradores no Projeto de Assentamento Joana D'Arc, na Linha 17, protestou contra a situação das estradas de acesso ao local. O problema será discutido nesta terça-feira no gabinete do prefeito, com as presenças de representantes do Incra (dono do problema), Ministério Público e Santo Antônio Energia, que entra no caso como o Pilatos entrou no "Credo".
Na foto, as dificuldades da equipe da Agência Imagem News para chegar (ou sair?) do PA. (Foto Marks Rocha/Imagem News)