Mostrando postagens com marcador Aterro sanitário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Aterro sanitário. Mostrar todas as postagens

31 de out. de 2014

CAVALO DE TROIA DO LIXO

Enxertado na Medida Provisória 651/2014* - como o "cavalo de Troia" da mitologia - os deputados incluíram uma emenda dando aos municípios a possibilidade de não cumprirem a determinação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que estabeleceu o término dos lixões para este ano de 2014, prorrogando o prazo por mais dois anos. O Senado também aprovou a manobra, que foi para a sanção presidencial. A expectativa é que Dilma vete esta emenda. Aí coloca-se mais um bode na sala.

Porto Velho é um dos municípios que não cumpriu a lei e ainda despeja os detritos no lixão da 'Vila Princesa'. Não tem aterro sanitário e nem sabe quando terá. As razões são várias, que vão desde a bu(r)rocracia ao ambientalismo xiita. Há também, nesse meio, as mãos de pessoas que quiseram ganhar dinheiro com a negociação de terrenos para a instalação do aterro sanitário e outras histórias mais cabeludas que o Mapinguari.

*A MP 651/2014 desonera a folha de pagamentos para diversos setores econômicos e a contribuição previdenciária equivalente a 20% sobre a folha de pagamento será substituída por uma contribuição de 2% ou 1%, dependendo do setor, sobre os valores das receitas brutas das empresas. 

21 de out. de 2014

TRASH - A ESPERANÇA VEM DO LIXO. OU NÃO

Já está em exibição em várias cidades do país (Ainda não chegou a Porto Velho) o filme britânico-brasileiro "Trash - A Esperança vem do lixo". Leia a sinopse aqui. Ao ler sobre o filme, não pude evitar de pensar sobre a nossa realidade nas terras de Rondon e Farquhar.

A Imprensa sempre denunciou, através de insinuações, que havia uma relação promíscua entre dirigentes municipais e concessionários de empresas de coleta de lixo. Isso coisa de muitos e muitos anos.

A questão do aterro sanitário é outra novela que se arrasta. O último capítulo era para ser exibido neste ano da Graça de Deus, de 2014, mas os deputados federais querem enredo para mais 4 anos, na próxima Copa do Mundo (não sei de onde tirei essa relação entre futebol e lixo! Vai saber).

O senhor Mauro Nazif, nas campanhas em que disputou a Prefeitura de Porto Velho, teve no trinômio "cartéis do lixo, transporte coletivo e alagação" seu principal discurso. Empossado como alcaide, viu que o buraco é mais embaixo. Literalmente. Contratos têm cláusulas que engessam - engessam, não, petrificam - de tal forma, que não hã cinzel que as destruam.

O que vemos hoje: A prefeitura diz que rompeu contrato com a Marquise. A Marquise diz que quem rompeu o contato foi ela. A Justiça determina que a coleta de lixo seja feita até o dia 31 de outubro de 2014. A Prefeitura pede dispensa de licitação e anuncia a contratação de um consórcio. O processo de contratação, de imediato, é questionado pela lisura, transparência e etc. Pautado pela Imprensa online, o vereador Everaldo Fogaça, que é oriundo deste segmento, conseguiu aprovar decreto legislativo anulando o ato da Prefeitura. Há pouco fico sabendo que o próprio secretário da Semusb, Ricardo Fávaro, diz ter auto-extinto tudo desde o dia 13/10.

Li, no G1-RO, que a Marquise vai continuar coletando o lixo domiciliar por mais alguns meses, enquanto a Prefeitura tenta consertar as trapalhadas que se sucedem desde o início desta administração.

Ô povinho enrolado, sô. E isso é que não falei especificamente  do aterro sanitário. Tem mais trapalhada. (Ilustração: Resol)

2 de jan. de 2013

... E DO PREFEITO

Como disse no pôste anterior, nada vi das cerimônias de posse dos vereadores, vice-prefeito e prefeito. Destaco algumas coisinhas que ouvi na campanha e na posse do Mauro Nazif: Não será tolerado que apenas duas empresas atendam ao transporte coletivo de Porto Velho; Cada secretaria terá as suas prioridades, sendo a maior delas acabar com as alagações; Mesmo sem conhecer o inventário do que está recebendo, o prefeito disse que não fará ou permitirá que seus assessores critiquem a administração anterior. Acho difícil, quando a herança for conhecida; Outro ponto delicado que foi tocado: o lixo. O aterro sanitário, ficou como a Conceição do Cauby Peixoto: "Ninguém sabe, ninguém viu". Ou melhor... deixa pra lá. Bom, estamos todos torcendo para que tudo dê certo, afinal, vivemos aqui e queremos que a nossa cidade chegue ao centenário bonita e vistosa e que continue nos enchendo de orgulho.

15 de jun. de 2011

ENTERRO SANITÁRIO

Li no Diário da Amazônia que o rolo do aterro sanitário começou a ser desatado. Já não era sem tempo. Acompanhei o assunto por algum tempo - há alguns anos - e soube, então, porque o aterro não saía. Só falta agora, desatarem os nós dos viadutos.
(Foto JCarlos, meramente curiosa)

5 de fev. de 2010

NÃO CABE MAIS


Enquanto prossegue a novela do aterro sanitário de Porto Velho, o lixão da Vila Princesa já "derrama" pela beira. Estão jogando lixo na Estrada do Rio Garças. (Foto JCarlos)