15 de jan. de 2015

SE NÃO TEM TU...

Uma das matérias que disputou o noticiário nacional nesta primeira quinzena de 2015 foi o início da obrigatoriedade de todos os veículos automotores portarem o extintor de fogo do tipo "ABC". A norma foi aprovada há alguns anos e entraria em vigor dia 1º de janeiro (valendo para veículos fabricado até 2004, pois de 2005 em diante, os veículos já saiam com o equipamento de fábrica).

E quem disse que alguém se preparou? Nem nós proprietários de carros, nem os lojistas, muito menos os fabricantes. Quando lembraram que a norma entraria em vigor foi um corre-corre e os estoques que havia foram vendidos rapidamente.

As matérias noticiosas de todo país mostraram a situação nas grandes e pequenas cidades, onde faltava extintor e os atrasadinhos repetiam, fazendo o gesto de mãos abertas à frente do corpo: "Fazer o quê, né?"

Em um raro momento de lucidez, o Contran - Conselho Nacional de Trânsito - prorrogou por mais 90 dias o prazo para exigência do extintor ABC.

Mas os seus problemas se acabaram. Um "empreendedor individual autônomo" de Porto Velho abriu uma banca na "esquina da Sadia", também conhecida como Rio Madeira com Vieira Caúla, e está disponibilizando os extintores exigidos pela lei a preços módicos e de ocasião.

Continua...

Nenhum comentário: