3 de jul. de 2008
ESCOLA PÚBLICA
O entrevistado de ontem do Papo News, o advogado Arquelau de Paula, disse que tem muita gratidão ao Estado brasileiro, por ter estudado toda sua vida acadêmica em escolas públicas. Deveria ser assim para todos. Todo mundo ter acesso ao ensino público e de qualidade. Consegui estudar em escola pública até a 4a. série do primário, que agora mudou de nome. Daí para frente, em escolas particulares, que à época eram chamadas de "PPP" - papai pagou, passou. Para se conseguir vagas em escolas públicas em Minas havia dois caminhos: uma carta de um deputado do partido do governador ou dormir duas noites na fila. Mesmo com o salário ruim de sempre, os professores transmitiam o Saber aos alunos. Fico vendo o que acontece aqui hoje: O aluno tem quatro dias letivos por semana, fora quando a professora ou parentes adoecem - não há substituto. Em dia de pagamento, a turma é liberada mais cedo e se chove, também não tem aula. O recesso do meio do ano tem 30 dias. E salário baixo não é desculpa para tamanha falta de compromisso, com tanto emprego sendo oferecido, se submete a salário baixo quem é acomodado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Caro Zé. O recesso do meio do ano é de 15 dias e não 30. Este ano o recesso inicia no dia 14/07 e vai até 02 /08. Em todas profissões existem os bons e os maus profisionais. O senhor não deve generalizar. Sou professor de escola pública, meus filhos estudaram em escolas públicas e hoje fazem faculdade na Unir. Escola particular é uma empresa, quando o aluno não tem média, o professor é chamado pra dar um "jeitinho" na nota. Pra saber como funciona e o que é a educação a pessoa precisa estar dentro dela.
Professor Queiroz
Caro professor, há anos não vejo uma aluno de escola pública ser reprovado por falta de aproveitamento. Quando isso acontece é por outros fatores. Quando se fala mau, se fala dos maus. Quando se fala que jornalista é tudo picareta, não me importo, pois sei que não é a mim que se referem. Um grande abraço e parabéns por ser uma excessão.
Caro professor Queiroz, levei um susto quando meu filho de 10 anos, que cursa o 5º ano (antiga 4ª série) chegou em casa dia 27 dizendo que estava de recesso. Não acreditei e fui falar com a professora e veja, era verdade! O menino está de "recesso" e só volta dia 28 de julho! O que está acontecendo, me pergunto. O rendimento do meu filho é baixo, assim como o da maioria dos colegas dele (uns 35) e vai entrar de recesso?
Ora, ora...estudei toda minha vida em escola pública e nunca vi a situação tão ruim como a que vivemos agora.
Infelizmente, as exceções ainda são minoria.
Marcela
Dona Marcela alunos aprovados por média, já estão liberados, permanecendo nas escolas alunos que ficaram de recuperação e prova final. Se o seu filho está de recesso ele foi aprovado, a avaliação é contínua, o aluno não avaliado apenas pelas provas bimestrais, mas tb por seus deveres de casa, participação em aula, comportamento. Seu filho deve estar nesse item. Em todas as escolas sejam elas da rede municipal ou estadual, os alunos aprovados já estão de recesso, para os que não conseguiram aprovação o recesso inicia no dia 14. Alunos da 5ª série, geralmente apresentam dificuldades no 1º semestre, visto que, saem da 4ª série, onde têm apenas um professor e vão para uma quinta série, com várias disciplinas e vários professores. Preste atenção nas mudanças que seu filho apresentarará no 2º semestre quando então já estará adaptado às mudanças que ocorrrem na 5ª série. Espero ter esclarecido suas dúvidas.
Professor Queiroz
O calendário escolar não é elaborado pelos professores e sim pelo MEC. O aluno quando aprovado por média fica de recesso antes dos outros,que ficaram para recuperação, ou prova final. O professor só entra em recesso no dia 14 julho e volta no dia 2 de agosto.
Prof. Tânia
Professor Queiroz, não tenho dúvida nenhuma. Aliás, o senhor está confundindo 5° ano com 5ª série e esqueceu que a duração do Ensino Fundamental mudou de 8 para 9 anos.
Professora Tânia, o calendário é responsabilidade da Semed e eu não disse que o professor é quem determina o recesso.
Marcela
Ai, Ai...
Postar um comentário