15 de set. de 2008

TURISMO

Dia 27 de setembro é comemorado o Dia Internacional do Turismo. É desnecessário dizer que em Porto Velho pouco, ou nada, temos com isso. O que podemos indicar como local para visitação? O Complexo da Madeira-Mamoré, sempre cheio de mato e excrementos humanos? O prédio do Relógio? As três Caixas d'Água? Os mirantes? O passeio de barco? Os balneários (me chamam de exagerado, então tá, os banhos)? Não sei. Logo mais às 14hs será iniciado o "Seminário Técnico sobre Competitividade do Destino Indutor Porto Velho", que é resultado do Plano Nacional de Turismo 2007-2010, que pretende estruturar 65 destinos turísticos com padrão de qualidade. Não querendo ser 'seca-pimenteira', mas a iniciativa - como outras - imaginada em Brasília, dificilmente deslancha. E, o pior, não há iniciativas locais...

2 comentários:

Anônimo disse...

Zé,
Li no Banzeiros a sua matéria sobre o Turismo.
Concordo quando você diz que não temos nada para mostrar, mas tenho uma ressalva a fazer.
Quanto ao "Seminário Técnico sobre Competitividade do Destino Indutor Porto Velho", este será a apresentação do resultado de um trabalho que foi feito por técnicos públicos do turismo, empresários do turismo e professores de faculdades.
Tive a oportunidade de participar da elaboração dos projetos. Estarei lá hoje à tarde para verificar se não modificaram, mas o trem tinha ficado bom.
Foram inclusos todos os prédios históricos citados por você e principalmente nosso turismo cultural, com bares e restaurantes.
Att,
Adm. Ademar Scheidt Junior

José Carlos de Sá Junior disse...

Concordo Ademar. Mas eu vi tantos projetos e tantos planos... Você deve ter recebido no material do Seminário o plano proposto pelo Basa, preparado no início deste ano que repete a mesma coisa que o Plano do MTur. Duplicidade de esforços. Sem verbas no orçamento não dá para colocar na prática esse monte de planos.