29 de dez. de 2008

TRAGÉDIA ANUNCIADA

Na quinta-feira assisti no Jornal do SBT, através do correspondente deles em Israel, que havia acontecido um ataque do Hamas, a partir da Faixa de Gaza, tendo matado duas crianças palestinas, por erro do artilheiro. No mesmo despacho, o jornalista antecipava que sábado era dia sagrado para os judeus, mas não ficava descartado um ataque militar contra os militantes do Hamas. Tudo aconteceu como foi previsto. Agora a Imprensa tupiniquim repercute o assunto com uma certa parcialidade. Vejam as manchetes de hoje dos principais jornais do país:

Israel ignora apelo da ONU e Gaza afunda no caos (CORREIO BRAZILIENSE); Israel prepara ataque terrestre a Gaza (FOLHA DE S.PAULO); Israel prepara ofensiva terrestre (O ESTADO DE S.PAULO); Israel volta a bombardear Gaza e prepara a invasão (O GLOBO).

Por que não contextualizam a coisa?

Um comentário:

Anônimo disse...

O pior, caro Zé Carlos, é que a tática do Hamas SEMPRE foi atacar Israel e se "esconder" atrás de alvos civis. Sempre foi assim. O Hamas ataca de áreas cheias de civis palestinos para que, quanto haja retaliação Israelense, inocentes sejam atinjidos. Com isso tentam posar de bonzinhos e tentam arrecadar simpatias no mundo. A tática é nojenta e sem nenhuma ética.
É extremamente desumano, mas a tática é, e sempre foi, podre e pouquíssimo conhecida. O povo não tem como reagir a isso. Os próprios palestinos não concordam mas não tem o que fazer. A coisa lá é bem complicada e nossa imprensa sabe pouquíssimo sobre a questão israelense. Não acredito que nenhum dos dois seja santinho, mas que os palestinos jogam muito pesado, jogam...

Beijos em vc e na Mar...

Cecília