10 de jul. de 2009

IMPRENSA EM RONDÔNIA

Aguardo, com ansiedade, a sexta-feira dia 24, quando está marcado o lançamento do livro "Da caixa francesa à Internet - 100 anos de Imprensa em Rondônia", do Lúcio Albuquerque, que já é um imortal.
No livro, muita pesquisa sobre a Imprensa caripuna e causos dos coleguinhas. Eu também conto umas lorotas, por bondade do Lúcio.

Sobre a tal caixa francesa, o autor explica: "O que é “Caixa Francesa? perguntarão alguns, mesmo quem tenha se formado em Comunicação e que, pela própria evolução técnica, o termo caixa francesa nem conste mais nos currículos.
Em síntese: Atualmente a composição gráfica é eletrônica, computadorizada. Antes dela o meio mais moderno era a feita por uma linotipo, uma espécie de máquina de escrever que operava compondo textos em peças de chumbo. Sua antecessora foi a tipografia, onde os gráficos de então compunham os textos feitos pelos redatores usando para tal peças de madeira ou metal que nas pontas tinham um dos sinais gráficos. Eram empilhados numa peça chamada “componidor” onde os sinais gráficos formavam o texto.
Os gráficos de então chamavam a esse método de caixa francesa."

Nenhum comentário: