7 de jul. de 2011

LESEIRA

Leio num rilisi que fulano de tal recebe a "presidenta" da Colônia dos Pescadores. Como é que besteira se espalha com facilidade.?

4 comentários:

Sonia disse...

Não é bem assim pois basta dar uma lida nos grandes gramáticos para observar que a palavra "presidenta" está correto também:Segue abaixo a posição de vários gramáticos quanto a palavra "presidenta".

"1) Observa Domingos Paschoal Cegalla que presidenta "é a forma dicionarizada e correta, ao lado de presidente". Exs.:

a) "A presidenta da Nicarágua fez um pronunciamento à nação";
b) "A presidente das Filipinas pediu o apoio do povo para o seu governo".8

2) Para Arnaldo Niskier, "o feminino de presidente é presidenta, mas pode-se também usar a presidenta, que é a forma utilizada em diversos jornais".
3) Sousa e Silva não vê desdouro algum nem incorreção lingüística em se dizer presidenta para o feminino.
4) E transcreve tal gramático o posicionamento de Sá Nunes, para quem, ao se deixar de flexionar tal vocábulo, "não pode haver contra-senso maior: contra a Gramática e contra o gênero da Língua Portuguesa", uma vez que "o substantivo que designa o cargo deve concordar em gênero com a pessoa que exerce a função. Sempre foi assim, e assim tem de ser".

5) Continuando na exposição de seu próprio entendimento, complementa Sousa e Silva que, na esteira dos nomes terminados em ente – e que são comuns aos dois gêneros – tanto se pode dizer a presidente como a presidenta.

6) Cândido de Oliveira, após lecionar que "os nomes terminados em ente são comuns de dois gêneros", acrescenta textualmente que "é de lei, assim para o funcionalismo federal como estadual, e de acordo com o bom senso gramatical, que nomes designativos de cargos e funções tenham flexão: uma forma para o masculino, outra para o feminin"; e, em seu exemplário, ao masculino presidente contrapõe ele o feminino presidenta.
7) Ao lado de presidente – que dá como substantivo comum-de-dois gêneros – registra a palavra presidenta como um substantivo feminino o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras, que é o veículo oficial para dirimir dúvidas acerca da existência ou não de vocábulos em nosso idioma, o que implica dizer que seu uso está plena e oficialmente autorizado entre nós. Pode-se dizer, portanto, a presidente ou a presidenta.

Lembre-se também que o Dicionário Aurélio traz de forma clara o feminino de presidente como "presidenta", então vamos admitir que as pessoas que chamam de "presidenta" a Sra.Dilma e/ou qualquer outra que tenha esse cargo em associações bairro ou seja lá o que for podem tranquilamente de maneira correta serem chamadas de "presidenta".Para falar a verdade acho o cúmulo as pessoas sairem criticando sem ter conhecimento da própria língua. Uma estudadinha em gramática de vez em quando faz bem!

José Carlos de Sá Junior disse...

Eu não disse que era errado. Disse que é besteira e reafirmo o que disse. A mesma coisa para o "todos e todas". Besteira.

José Carlos de Sá Junior disse...

Eu não disse que era errado. Disse que é besteira e reafirmo o que disse. A mesma coisa para o "todos e todas". Besteira.

DOMINIQUE disse...

Gostei da discussão e,embora concorde com você José carlos que é besteira , alerto aos leitores que a regra para "TODOS" e "TODAS" é diferente .Aqui basta ter um nome masculino,para prevaler o masculino plural.Quem se dirige a um grupo falando "Todos e Todas aqui presente" ou como o Sarney costumava abrir seus discursos “brasileiros e brasileiras”, como quando presidente da República –, o modismo pegou e tem até nome: “linguagem inclusiva”mas está completamente errado.

Em todos os locais, para todas as Assembleias se vai tornando entediante, estes usos, estas aplicações, da nossa linguística, do nosso vocabulário. Em Coimbra, no espaço da Universidade, algumas pessoas, alguns indivíduos decidiram já criaram um movimento retaliador a essa forma errada com o nome :Movimento pelo FIM da "Todos e Todas!" que cita o seguinte:

"Falem português!

Não existem dois plurais. Um bloguista e uma bloguista, são, para além de outras coisas, dois bloquistas! Um esquerdalho e uma esquerdalha totalizam dois esquerdalhos, duas pessoas, dois indivíduos. Um comuna e uma comuna totalizam dois comunas, duas entidades, dois elementos."

Se classe feminista continuar buscando direitos até na gramática da Língua Portuguesa,nossos políticos aproveitores de situações inusitadas para ganho de votos na criação de leis, os brasileiros dividirão no futuro em apenas todas e todos.VALORIZAR O PORTUGUÊS CORRETO ATENTANDO PARA O QUE DIZ A GRAMÁTICA É NECESSÁRIO,MESMO POR QUE É ISSO QUE OS VESTIBULARES COBRAM.Então mesmo sendo "leseira" "besteira" devemos realmente atentar para o correto,pois vi muitas críticas irônicas de pessoas que desconhecem a gramática criticando o fato da Presidenta Dilma querer ser chamada de "Presidenta",por isso concordo com a Sonia acima.Primeiro devemos nos informar para criticar com autonomia.