19 de fev. de 2009

EXPLICANDO

O jornalista e professor Júlio Aires dizia em sua aula de Técnicas de Gêneros Jornalísticos I, para a turma do 2° período de Jornalismo, que há muitos jornalistas experientes nas assessorias de Imprensa de empresas e órgãos públicos, mas que alguns 'focas' estão chegando no pedaço e fazendo um trabalho discutível.
Nas redações a situação é mais grave. A maioria dos profissionais - 'pauteiros', repórteres, etc. - é jovem inexperiente, recém saída das faculdades, sem uma visão mais aprofundada dos fatos e de seus significados.
Amigo Julio, infelizmente é assim mesmo. A assessoria de Imprensa, geralmente, é uma garantia de tranquilidade depois de anos "ralando" nas redações. Vejo colegas, hoje dia 19, que saberão amanhã, dia 20, quando o pagamento "está arriscado" sair na semana que vem. O pagamento referente ao mês de janeiro, fique esclarecido. Com esta falta de compromissos por parte de uma fatia dos patrões, as assessorias são um refúgio seguro. Até para pagar a previdência e garantir a aposentadoria...

Nenhum comentário: