5 de set. de 2009

DESISTO

Na mesma edição do Jornal da Rede, na RedeTV!, as repórteres se referiram ao local onde será realizado o desfile do Dia da Pátria, segunda-feira, como Avenida Costa e Silva e Avenida Imigrantes, nome que também está sendo usado na publicidade oficial, para convidar a população a comparecer ao festejo. O Ciro Pinheiro já ficou careca de explicar que o nome do logradouro (eita!) é Avenida Migrantes, homenagem a todos nós que viemos para cá.
Faço um mea culpa: Nunca consegui chamar a Abunã de Joaquim de Araújo Lima; a Rio Madeira, de Chiquilito Erse e a Ariquemes, de José Camacho...
Atualizando: A Mar me corrige dizendo que a Abunã voltou a se chamar Abunã. Eu sei, B. Mas no período anterior à revogação da Lei, eu continuei teimando em chamar a Avenida Abunã de Abunã.

5 comentários:

Êidina Queiroz disse...

Ze, voce conheceu o Ze Camacho? Se nao me engano, era um comerciante, dos antigos, sua loja de moveis e eletro domestico ficava na 7 de setembro com Campos Sales, sua residencia ficava atras da loja, tinha uns filhos levados, umas pestinhas e tambem foi dirigente do Botafogo. Meu caro amigo, se o Tico e o Teco, meus dois neuronios prediletos estiverem de plantao esta informação procede. Me aguardem, estou quase chegando, faltam cinco dias. Beijinhos.

Êidina Queiroz disse...

OI meu amigo Ze Carlos, mais uma informação "das antigas", de PVH de antigamente. O Chiquilito que eu sei que foi Prefeito, antigamente era o Chiquinho, Chiquinho Erse, filho da dona Helena, que era administradora, se nao me engano, do Hospital Sao Jose, que foi por muitos anos dirigido pelo Dr. Ary Tupinamba Pinheiro. ô tempo bom, que nao volta mais!!! Alias, tinha uma figura muito interessante, quer dizer, hoje que sou adulta, digo interessante, mas quando eu era pequenina, a figura era horrivel, eu morria de medo. Tinha um senhor, negro, pequenino, chato e feio, andava capengando, meio tortinho para o lado, que tinha o triste apelido de Morcego, acho que seu nome era Gilberto, ele era uma especie de zelador do Hospital Sao Jose. Nós, criancinhas, tinhamos horror de chegarmos perto do hospital, por dois motivos: um era o Morcego e o outro era as injeçoes ou outro remedio qualquer. Quando estava perto da minha formatura do Jardim da Infancia (hehehe) tinhamos que ir ao Maria Auxliadora para ensaiar o que iriamos dizer na festa. Numa tarde, na saida do IMA, eu vi o Morcego vindo em direção ao portao do colegio. Sai numa correria louca, quando um cachorro de uma casa da rua Paulo Leal tambem resolveu sair. A mordida foi inevitável. Quase morri, nao da mordida, mas por ter que "enfrentar" o chinelo da minha mae e ter que voltar ao Hospital Sao Jose (onde "morava" o Morcego). Triste vida de criança... Hoje, lembro com saudade e rio, um riso feliz e digo como o poeta: "Ai que saudade que tenho da minha infancia querida". Vou rever Porto Velho daqui ha dois dias. Me aguardem que eu estou chegando, dia 10/9/20009. Beijos e abraços no casal amigo.

Anônimo disse...

A Avenida se chama:
Av: dos Imigrantes

José Carlos de Sá Junior disse...

A Avenida Migrantes, antiga Avenida Costa e Silva mudou de nome em 1984. O projeto de lei 06/84 foi inspirado pelo Ciro Pinheiro, mas a autoria nominal é do ex-vereador João Paulo das Virgens e sancionada pelo prefeito Sebastião Valladares. Não quero ser dono da verdade, por isso sugiro que procurem nos arquivos da Câmara Municipal e esclareçam as dúvidas. Se alguém quiser, envio o fac-simile do documento (Migrantes).

Êidina Queiroz disse...

Zé, achei do google, quando digitei Av. Imigrante o seguinte texto abaixo:
Um dos maiores equívocos referente às vias de Porto Velho, esta na denominação da Avenida dos Imigrantes, nome que aparece na lista telefônica, mapas da cidade, propagandas, etc, cujo nome correto é Avenida dos MIGRANTES, projeto lei aprovado em 1984, sendo o autor o vereador João Paulo das Virgens Lima e sancionada pelo Prefeito Sebastião Valladares. Abaixo, vinha na íntegra o Decreto, o mesmo que voce citou. Banzeiros tambem é cultura, ora pois.