19 de ago. de 2010

OSWALDO CRUZ VOLTA À MADEIRA-MAMORÉ

Cem anos depois de aqui ter chegado, em algum dia entre todos de julho e agosto, a visita do sanitarista Oswaldo Cruz será rememorada a partir de amanhã, 20, até o dia 3 de setembro. O local da exposição é o complexo ferroviário da Madeira-Mamoré, empreendimento que dificilmente seria concluído se as remomendações de Oswaldo Cruz tivessem sido negligenciadas. Na época a malária, entre outras doenças transmitidas por vetores, e o ambiente insalubre eram os maiores inimigos dos homens que aqui chegavam para tentar construir a ferrovia.
A importância de Oswaldo Cruz foi tamanha para a região que até hoje os sanitaristas lêem o relatório que preparou para a construtora como uma "bíblia".
O evento está previsto para ser inaugurado oficialmente às 9hs (diz-que), é aberto ao público e contará com acadêmicos e professores da Unir para tirarem qualquer dúvida.
A promoção da exposição “Oswaldo Cruz na Madeira Mamoré: Um Século de História” é da Prefeitura, através da Fundação Iaripuna e Semed, Unir e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nenhum comentário: