1 de jan. de 2013

DA POSSE DOS VEREADORES...

Por dever de ofício participei da posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito. O evento aconteceu na casa de shows Talismã 21, que já conheço de outras calorentas visitas. Na chegada, os convidados eram identificados e conduzidos a seus lugares. Até aí morreu Neves. Jornalistas - nunca vi tantos fora de uma boca livre -, parentes e cabo-eleitorais fizeram um muro entre a mesa diretora e o restante do local. Só se viam *undas. Literalmente. Acompanhamos o desenrolar da cerimônia apenas pelo serviço de som. Por outro lado, as autoridades postadas na mesa não viam o povo.
Emerson Castro encerrava sua missão
Do meu lugar, olhando para a direita...
... olhando para a esquerda
Para quem podia, um joguinho básico para passar o tempo (Fotos JCarlos)
Visivelmente rachada, a Câmara dos Vereadores, elegeu a nova Mesa Diretora, que recebeu oito abstenções. Foi eleito Allan Queiroz como presidente da mesa, tendo como vice o pastor Delso Moreira e segunda vice a neo vereadora Ana Maria Negreiros. O secretário ficou sendo Sid Orleans.
Não sou especialista em Câmara de Vereadores, mas vi nessa costura, a criação de um Frankestein, devido ao espectro de partidos que a compõem. Neste momento não dá para saber se será oposição ao prefeito ou muito pelo contrário.
Para dar uma cor democrática, havia uma meia dúzia de gatos pingados protestando contra alguma coisa. Os cartazes falavam em vários problemas e os manifestantes vaiavam à esmo, como aplaudiam. Não consegui entender a lógica que os guiava.
Mais duas ou três coisas: quase todos os vereadores que discursaram, fizeram questão de enumerar e agradecer os votos que tiveram, falando todos os números, do milhar à unidade; o vereador Aelcio da TV, disse estar emocionado "Nunca passou pela minha cabeça ser prefeito da minha cidade". Ato falho. 
Por fim, como os presidentes que o antecederam, Allan Queiroz disse que na sua gestão vai restaurar o prédio da antiga Câmara Municipal, na ladeira Comendador Centeno. Ouvi alguém falar perto de mim: "Se não conseguem concluir a reforma do prédio atual, imagina, aquele outro, que está caindo aos pedaços"...
Isso mesmo.
(Depois posto sobre a posse do prefeito)

Nenhum comentário: