26 de fev. de 2008

HEIN?

Uma leitora fez uma análise de conteúdo desta e-coluna e disse que encontrou “linguagem conotativa, metafórica e destaque para a realidade subjetiva (...)”. Fiquei preocupado. Não sei se isso é bom ou ruim.

++++
FRASE

“Depois que derrubaram, o bar do Zizi virou bandeira até de quem nunca passou na calçada! Será que é vício local: só prestigiam depois que morrer!” Candiru do Madeira. Peixinho, é isso que chamo de hipocrisia.

++++
CONTANDO

Mar já iniciou a contagem regressiva para o show (mais caro) do ano!

++++
PLACA

Esta placa foi colocada em frente a uma loja na Rua Jatuarana: “Fraldas P-60 M-50 G-40 XG-35 16,00 Vendemos passagens aéreas p/todo Brasil”. Isso é que é, já diziam os marketeiros da Coca-Cola.

++++
ELEIÇÕES 2008

Colocaram as carroças à frente dos jericos e o trem descarrilou. Eita, ferro!

++++
PERFIL

Segundo informações chegadas a esta e-coluna, está mudando radicalmente o perfil daqueles que se anteciparam e procuraram o escritório de Furnas em busca de empregos. Nos cerca de quatro mil currículos recebidos até dezembro do ano passado, havia oferta de mão de obra com e sem qualificação profissional. Hoje os que procuram, além de nível superior, têm uma ou duas especializações.

++++
E EU É QUEM SOU DÚBIO!

Recebo rilise e acrescento negrito meu: “A Comissão Especial Temporária instalada na Assembléia Legislativa para acompanhar a questão fundiária da localidade de União Bandeirantes, região de Porto Velho, volta a se reunir essa semana para buscar uma SAÍDA para as 275 famílias que residem na área de Reserva Extrativista”. Pergunto eu: EVITAR a “saída” não seria a razão principal? Bom, deixa prá lá...

++++
PALHAÇADA

Uma denúncia anônima mobilizou técnicos do Ibama, policiais do batalhão ambiental e, claro a Imprensa caripuna. Disseram que criavam uma onça em um bairro residencial. Onde está a novidade? A matéria saiu, tempos atrás, em um jornal e foi noticiada na tevê; a guarda da onça foi autorizada pelo próprio Ibama e a guardiã do bicho é uma sargento da Ambiental. Vou te contar...

++++
ONCINHA

Lembrei-me de um causo assucedido quando a Transamazônica ainda era trafegável: Uma mulher embarcou levando um filhote de onça no colo. O motorista logo advertiu: “Se alguém reclamar da oncinha, a senhora terá que descer”. E a viagem seguiu. Logo a oncinha urinou e, como vocês sabem (sabem?), urina de onça tem um cheiro insuportável. E os passageiros começaram a reclamar. O motorista encostou o veículo e com aquela delicadeza que é peculiar, disse: “A senhora que está com a oncinha fedendo, tem que descer!” Desceram oito mulheres.

++++
QUARESMA

Sei que apenas uma parcela da população de Porto Velho é católica e nesta época respeita a quaresma, onde a cor predominante, nas celebrações, é o roxo e seus matizes. Não sei se é pela influência religiosa ou se é a cor da estação, mas tenho visto dezenas de lojas vestindo os manequins de suas vitrines com esta triste cor.

++++
SERRA ACIMA...

Tréplica do leitor: “Caetano - salvo engano - disse que o Brasil não merece a Bossa Nova. Eu vou além. Acho que o Brasil não merece o Serra. É preparado demais pra essas plagas tupiniquins. Serra tinha que ser presidente (lá tem?) da Suíça, Noruega, e por aí afora. Mau humor não é defeito”.


++++
...MORRO ABAIXO

Com certeza foi Pelé quem disse: “o brasileiro não sabe votar”. Com bom ou mau humor, temos quebrado a cara nos três níveis de poder.

++++
VAI DAR *ERDA!

A mesa diretora da Câmara de Ji-Paraná vai propor que a população vote no presidente do poder legislativo municipal. Pela proposta, o candidato que obtiver mais votos nas eleições proporcionais a vereador, “será automaticamente conduzido ao cargo de presidente da Câmara por um mandato de dois anos” E para os próximos dois anos?

++++
PARA QUÊ?

A Câmara Municipal de Porto Velho reiniciou as atividades “parlamentares” votando três projetos, dos quais destaco apenas um como tendo relevância, aquele que institui a Paraolimpíada em Porto Velho, de autoria do vereador Kruger Darwich. Também foram votados uma moção de aplauso ao prefeito e um projeto de lei propondo o repasse de recursos pela Câmara Municipal para a festa junina que é realizada lá mesmo, na Câmara.

++++
ÓPERA

Só para continuar nos fazendo inveja, o governo do Amazonas promove o XII Festival de Ópera de Manaus, de 15 de abril a 31 de maio. Destaque para a apresentação do “Ça-Ira”, de Roger Waters (ex-Pink Floyd), cuja apresentação coincide com o feriadão de enforcamento de Tiradentes. Maria José (Zezé) Cyrino, com apoio da amiga Eunice Bueno, está programando um evento “paralelo”, reunindo os portovelhenses que por lá aparecerem.. Prá Manaus, pois.

++++
CONTA-GOTAS

Agradeço ao Lúcio Albuquerque o merchandising desta e-coluna. Obrigado.

++++
NO SÉ... NO SÉ...

Nenhum comentário: