25 de fev. de 2008

MISTA

Por causa do Robson, esta coluna não saiu sábado. Aproveitei as notas - a partir de “Hein?” -, mesmo aquelas que perderam a atualidade (quase escrevo frescura, mas no sentido de viço, claro).

++++
OUTERNET

Gostaria de saber a quantas andam as pesquisas que estavam em desenvolvimento, criando uma Internet que ligue os diferentes planetas do sistema solar. Até onde acompanhei, se abrirmos na Terra uma página que esteja sediada num computador em Marte, o tempo gasto para ela “abrir” seria mínimo… como na Internet atual.

++++
ACORDA, PORTO VELHO

Uma empresa, que está se instalando na cidade, não encontrou para comprar num mesmo fornecedor 20 mesas para escritório. Imaginem quando chegar a construtora das Usinas e pedir dois mil beliches ou mil armários, ou cinco mil jogos de cama para solteiros... Alô seu Linhares!

++++
“COOPERAÇÃO”

O termo de cooperação técnica entre o governo do Estado e a prefeitura de Jaru tem toda a “pinta” de intervenção no município. Mas, como uma intervenção, legalmente falando, é complicado, o governo só vai dar uma mãozinha.

++++
INTERVENÇÃO

Jaru já sofreu uma intervenção de verdade no Governo Piana. Para lá foram Antônio Campanari (atual diretor da TV Rondônia), o interventor; um técnico da Auditoria Geral, que hoje se chama Controladoria; um procurador do Estado e esse humilde jornalista. Vivíamos em uma casa alugada em que nós “rachávamos” as despesas. Havia uma neura de que estávamos sob a mira de armas de fogo, o que fazia com que ficássemos, nas horas de folga, trancados em casa e sob proteção da polícia.

++++
DEVOLUÇÃO

O governo do município foi devolvido aos jaruenses alguns meses depois, mas até hoje a prefeitura vive numa sucessão de problemas políticos e administrativos.

++++
DIRETOR PIRATA

Aonde nós chegamos? A FIERO teve que colocar aviso nos jornais alertando que uma pessoa, se fazendo passar por um diretor da casa, está promovendo uma feira em nome da Federação. É uma feira pirata.

++++
É O LEMA

Um leitor enviou emeio informando que na Semed de Porto Velho há um cartaz citando um artigo do Código Civil, onde prevê pena de detenção ou multa para quem “desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela”. O que eu acho interessante é que esse determinado artigo só é afixado em locais onde ocorrem duas coisas simultaneamente: Pessoas estressadas em busca de ajuda, informação ou solução de problemas e atendentes estressados com problemas salariais, pessoais e que tais. Aí o bicho pega, por isso é preciso avisar...

++++
HEIN?

Jornalista supervisionado o trabalho do filho na tarefa escolar: “Meu filho, ao escrever nome próprio, você deve começar a palavra com ‘caixa alta!’”. Ou: “Filho, esta linha ficou viúva, conserta isso aí!” E o menino, com cara de espanto, não entendeu nada...

++++
MOMENTO

A revista Momento Brasil, que chega às bancas em breve, traz histórico sobre as hidrelétricas do Rio Madeira, desde que as empresas Furnas e Odebrecht aportaram aqui para estudar o potencial energético do Madeirão, em 2001.

++++
FRASE

“O ministro da Agricultura deveria ser demitido, não pela trapalhada da carne, mas pelo erro imperdoável no governo Lula: dizer a verdade”. Jornalista Cláudio Humberto, coberto de razão.

++++
HORA DO ESPANTO

O nome do sindicato dos professores do Candeias é "SINTEMUCAJA”. Eu faria uma greve só para mudar o nome do negócio. Esse deve entrar para a coleção que o CHA está fazendo de siglas esdrúxulas, como o SINTETUPERON, por exemplo.

++++
ELEIÇÕES 2010

Meu comentário sobre as pretensões da dupla Lula-Aécio para as eleições presidenciais rendeu esta opinião do leitor: “Zé, na minha visão de ex-tucano juramentado, o Aécio não é a reencarnação do avô, Tancredo. Aécio é um Tancredo muuuito melhorado. Dele herdou a raposice política, mas tem uma visão técnica e gerencial que faltava ao avô. Não obstante, Serra é mais completo e será nosso próximo presidente. Abraço.”

++++
DEUS OS LIVRE

Sobre a criatura ser melhor que o criador, tudo bem, pode ser. Mas o Serra na presidência, ninguém merece.

++++
DESELEGANTE

Aviso colado, em local visível e de fácil leitura, no setor de pacotes de uma loja, no centro de Porto Velho: “Não guardamos nada de funcionários”. Não precisava disso.

++++
BOMBA-RELÓGIO

Anotem: Estudos realizados em estuários de rios paulistas detectaram altas concentrações do vibrião do cólera (Vibrio Cholerae). O cólera, que provoca infecção intestinal aguda, fez vítimas na América do Sul – inclusive Rondônia –, no início dos anos 90. A doença é associada à falta de higiene.

++++
TRILHA

A música que nos inspira embala hoje é “Seja Amar”, com Luiz Melodia. Infelizmente esta música era uma das faixas do LP (depois CD) “Claro”, que não fez sucesso comercial.

++++
MURIÇOCA

Leio no DA que está vindo aí uma nova praga. O Ministério da Saúde já foi informado que a febre amarela silvestre pode passar para as cidades, levadas por um mosquitinho chamado “Aedes albopictus”, primo-irmão do transmissor da dengue e da febre amarela. Pronto. Temos mais um problema.

++++
PRONTO!

O barqueiro tinha apenas um olho bom e foi atravessar um cego (dos dois olhos). No meio do rio um dos remos escapou da mão e atingiu o olho dele. Sem enxergar mais nada, o barqueiro disse: “Pronto!”. O cego, pensando que tinham chegado à outra margem, se levantou e desceu da canoa, caindo na água, quando gritou: “Filho da puuuu... glub.. glub... glub...“

++++
BEM REMOTO

Na próxima sexta-feira, 29, imortais da Academia Brasileira de Ciências – ABC, do Rio de Janeiro, recebem o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Gilberto Câmara, e o pesquisador Carlos Nobre, também do INPE. A mesa redonda será para esclarecimentos (?) sobre o trabalho referente ao Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica, e, em particular, sobre os resultados divulgados pela instituição recentemente, que foram desmentidos pelo próprio instituto.

++++
CUIDADO

A e-coluna Banzeiros adverte: Se você sofre de labirintite ou tomou 'umas' a mais, cuidado com o banner anunciando a etapa do campeonato de motocross em Cacaulândia. O negócio pisca a uma velocidade estroboscópica, causando tontura e enjôo, que aqui conhecido como “provocar”.

++++
TOCANDO O BARCO.

Nenhum comentário: