19 de abr. de 2010

É TODO DIA

Elivar com o coordenador Ricardo. (Foto JCarlos)
Temos o prazer de trabalhar com o Elivar Karitiana, 26 anos, aluno do curso de Engenharia Florestal na Faro. Ele faz estágio na Gerencia de Sustentabilidade. Morando em Porto Velho há sete anos, Pyjewydna, seu nome original, cursou o Ensino Fundamental na aldeia, onde as aulas eram dadas em Português e no idioma caritiana. O Ensino Médio, em módulos, foi feito no Colégio Castelo Branco.

Ele disse que nunca sofreu de preconceitos por parte dos colegas de escola, a dificuldade que enfrenta é com as matérias. Perguntei como ele se sente trabalhando em uma empresa que constrói uma barragem no Rio Madeira. Tranquilo, respondeu, como todas as coisas tem o lado positivo e o negativo. "O positivo é a geração de empregos e a melhoria das condições financeiras. A negativa é o impacto ambiental".
Elivar disse que não acredita que os índios voltarão a viver como antigamente, mas destacou que os caritianas se preocupam em ensinar às crianças as tradições, costumes e idioma da etinia. "Hoje nos preocupamos mais com a educação dos nossos filhos, com a alimentação, com as vestimentas das mulheres, em estudar, coisas que antigamente não acontecia. Não dá mais para o índio viver de caça, de pesca".
Um grande abraço, Elivar. Todos os dias.

Nenhum comentário: