12 de fev. de 2012

CANDEIAS


Amanhã é aniversário de Candeias do Jamari. Abraços aos amigos Nahim, Creila, Giuliano, Shyley, Afonso e Graça. A assessora de Imprensa, Shyley Saissem, envia o texto abaixo, que reproduzo apenas a parte relativa à história do município. (Foto Prefeitura de Candeias do Jamari)


Candeias do Jamari comemora 20 anos de criação
O município de Candeias do Jamari completa 20 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 13. Localizado a 20 quilômetros do centro de Porto Velho, a capital de Rondônia, Candeias foi elevado à município pela Lei n.º 363, de 13 de fevereiro de 1992.
Histórico
Candeias do Jamari tem sua origem com a instalação de um distrito policial criado, pelo Ato n.º 2.213, de 14 de novembro de 1939. Na época, a região que depois passaria a pertencer à área territorial de Rondônia, pertencia ao município do Alto Madeira — estado do Mato Grosso — que tinha sede em Santo Antônio.
Localizado à margem direita do rio Candeias, o lugarejo servia de ponto de estacionamento de quem se dirija para os seringais do alto rio Candeias, bem como de depósito de borracha para quem desciam o rio.
Sua localização estratégica no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso/Amazonas facilitava o transporte de mercadorias para Porto Velho ou para a região da cachoeira de Samuel, onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindos de Manaus e para onde retornavam."
No final da década de 1970, a comunidade começou a expandir o núcleo urbano, a agricultura, o comércio e o turismo que passam a ser suas principais atividades econômicas. Esse rápido desenvolvimento foi o principal fator que permitiu a criação do município, em fevereiro de 1992.

Um comentário:

Unknown disse...

Valeu meu amigo Sá pela moral e publicação matéria.

Beijocas,

Shyley Saissem