18 de ago. de 2009

OS BRASILEIROS EM VÁRIAS TEMPERATURAS

Dizem que com 30 graus ou mais os porto-velhense vão pro banho, dançam, cantam e comem tacacá; Os cariocas vão pra praia e jogam futebol; Os mineiros comem um queijo na sombra; Todos os paulistas estão em Santos enfrentando duas horas de fila na padaria e no supermercado; E os gaúchos esgotam o estoque de protetor solar.
Com 25 graus os porto-velhenses já não deixam os filhos saírem no vento depois das 5h da tarde; Os cariocas vão à praia, mas já não entram na água porque acham muito frio; Os mineiros comem feijão tropeiro; Os paulistas fazem churrasco na casa em Santos, mas não entram na água; E os gaúchos reclamam do calor e não fazem esforço devido o esgotamento físico;
Com 20 graus o povo de Porto Velho muda o chuveiro pra posição inverno; Os cariocas vestem um moleton; Os mineiros começam a beber pinga perto do fogão à lenha; Os paulistas resolvem vir embora de Santos e fica aquele inferno no trânsito; E a gauchada vai pra Redenção tomar um solzinho.
15 graus os porto-velhenses começam a tremer de frio; Os cariocas se reúnem pra comer fondue; Os mineiros seguem bebendo pinga perto do fogão à lenha; A paulistada ainda está presa no congestionamento de volta de Santos; E os gaúchos começam a dirigir com o vidro abaixado, porque já está dando um fresquinho.
Com 10 graus é decretado estado de calamidade pública em Porto Velho; A cariocada coloca sobretudo, cueca de lã e touca; Os mineiros seguem bebendo a pinga e colocam mais lenha no fogão; Os paulistas já chegaram de Santos e vão todos pra mesma pizzaria, pro mesmo shopping e engarrafam a cidade; Já a gauchada começa a cogitar a possibilidade de colocar uma camisa de manga.
5 graus: Porto Velho decreta o armagedon; O Sérgio Cabral lança candidatura do Rio de Janeiro para as olimpíadas de inverno; Os mineiros seguem lá bebendo a pinga e agora quentão do lado do fogão à lenha; Os paulistas lotam os hospitais e as clínicas por causa das doenças provocadas com a queda de temperatura; E a gauchada dá uma fechada na persiana;
Zero grau: estingue-se a vida em Porto Velho; No Rio o Sérgio Cabral veste sete casacos e lança o snow board no Rio de Janeiro; A mineirada já entrou em coma alcoólico então não faz diferença; Já os paulistas não saem de casa e a audiência da Luciana Gimenez vai no pico; Já a gauchada se prepara pra fazer um churrasco no pátio antes que esfrie.
Me diz se é diferente.

4 comentários:

Marcela Ximenes disse...

Esse texto tem uns três anos e foi "adaptado" para a situação real de Porto Velho, mas pode ser trocado por Cuiabá, Teresina, Manaus...

Êidina Queiroz disse...

rsrsrs, Ze, sensacional, adorei o texto, so quero acrescentar, que no caso dos gauchos, quando vao para o parque Redenção, eles levam as cuias e os bules com chimarrao tchê(sou testemunha deste ato), ainda estou rindo, gostei d+, ou melhor 10, dez lumbrante. Beijinhos para o casal amigo e meu abraço fraterno tambem.

Êidina Queiroz disse...

Poxa amiguinha, o post é seu e clap clap foi para o Ze Carlos. Desculpe-me, eu estava 10 ligada e peço 10 culpas, estou lendo novamente, e rindo de novo, muito bom.

José Carlos de Sá Junior disse...

Aqui nós recebemos claps, claps e schilaps, schilaps juntos.