13 de ago. de 2009

UTILIDADE PÚBLICA

O Lúcio Albuquerque sabe o que fala, portanto vamos ouvi-lo: "O SAMU, sistema de socorro público através de viaturas, está pedindo a quem tenha aparelho celular que coloque nele o número de contato de uma pessoa, para o caso de acidente. Justificam que, muitas vezes em caso de socorro a vítima porta celular mas não se sabe a quem telefonar. Pedem seja gravado no celular o número de quem deva ser chamado e feito o registro no chip com o nome AAEMERGÊNCIA".
Eu já gravei nos meus aparelhos.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Caro blogueiro,

Não há nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde sobre esse informativo que circula na internet e e-mails orientando as pessoas a colocar em seus celulares contatos de parentes que devam ser localizados em caso de emergência.

O SAMU atende os casos cardio-respiratórios, trabalhos de parto, crises hipertensivas, acidentes quando houver vítimas e transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.

A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação Médica que identificam a urgência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o primeiro diagnóstico da situação iniciando o atendimento com orientações sobre as primeiras ações ao paciente, ou à pessoa que realizou a chamada.

Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um serviço de saúde adequado à solicitação; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma ambulância com médico e enfermeiro, equipada com todo suporte de atendimento intensivo.

O SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência funciona 24 horas por dia. Basta ligar para 192 e a ligação é gratuita.

Atenciosamente,

Ministério da Saúde
Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br