22 de mar. de 2015

PREMEDITANDO 2016

Marcada para esta terça-feira, 24, a solenidade em comemoração aos 49 anos do PMDB. Em Porto Velho o evento será realizado na sede do partido, na rua Elias Gorayeb, no bairro da Liberdade, a partir das 19 horas.

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, nasceu como MDB em 1966, quando o então presidente Castelo Branco extinguiu os partidos através do AI-2. O MDB fazia "oposição" ao regime militar que tinha como base parlamentar a Aliança Renovadora Nacional - Arena. O "P" de partido só foi incorporado à antiga sigla em 1980, em consequência de outra extinção, a do bipartidarismo, para dar uma "cara" de democracia ao Brasil, governado por generais.

Na reorganização política de então, o PMDB teve um crescimento muito grande graças às lideranças que se incorporaram à proposta do restabelecimento da democracia, das prerrogativas do Congresso e das eleições diretas para todos os cargos, inclusive presidente da República.

A eleição de Tancredo Neves, como último presidente escolhido pelo Colégio Eleitoral, e a morte dele antes de assumir a Presidência, começou a mudar os objetivos do Partido, que mesmo com a presença, ainda de Ulysses Guimarães, entre outras figuras que comungavam dos antigos ideais, passou a disputar com o PFL o título de partido do casuísmo. E está assim até hoje.

Ah! Já ia me esquecendo de justificar o título deste pôste: Na reunião festiva de terça-feira, um dos assuntos da pauta será o início da mobilização para as eleições municipais de 2016. (Ilustra Jorge Braga/JAgostinho.Com)

Nenhum comentário: