21 de mar. de 2015

JOÃO E MARIA? NÃO. JOCIONE E MÁRCIO

Quando eu era criança pequena, em Teófilo Otoni, ouvi muito a história de João e Maria, contada por minha mãe, pelas avós e pela babá da minha irmã. Depois, alfabetizado, li na coleção "As Mais Belas Histórias".

(Ilustra Carl Offerdinger/1927)

A trama era a mesma escrita pelos Irmãos Grimm, com poucas adaptações: um casal de irmãos era abandonado pelos pais na floresta, porque não tinham condições de criá-los (nunca concordei - até hoje penso nisso - com esta opção cruel). Joãozinho, tendo ouvido o plano do pai, foi ao regato e pegou pedrinhas, com as quais marcou o caminho de volta para casa. De outra vez, não teve tempo de pegar pedrinhas, foi marcando o trajeto com migalhas de pão. Os passarinhos comeram a marcação e os meninos foram parar na casa da bruxa. Ponto.

Venho para hoje. Ou melhor, para quarta-feira, dia 18. Na querida e progressista cidade de Cujubim - RO, uma dupla desastrada assalta uma loja de conveniências do posto de gasolina e leva dinheiro e um monte de mercadorias em uma moto. No caminho vão caindo cervejas, cigarros... depois a polícia encontrou o rastro dos pneus da moto, a própria moto; na sequencia, pegadas dos indigitados, que são encontrados em seguida.

A polícia nunca teve tanta moleza para prender vagabundo...

Nenhum comentário: