20 de mar. de 2012

ALMINO E A DEMOCRACIA

A Academia de Letras de Rondônia (Acler), promove logo mais às 19hs30, palestra sobre "O Momento Político do Brasil", a ser proferida pelo humaitaense Almino Monteiro Álvares Afonso, que foi empossado ontem na cadeira 33 da Academia. O evento será no auditório da OAB, na rua Paulo Leal, 1300, bairro Nossa Senhora das Graças.
Almino passou a infância em Porto Velho, onde o pai dele, Bohemundo Afonso, foi prefeito. Com formação em Direito, Almino Afonso foi deputado federal por São Paulo, ministro do Trabalho do presidente Jango Goulart, quando se exilou por causa do golpe de 64, tendo retornado ao Brasil 12 anos depois. Foi vice-governador na administração Orestes Quércia (1987-1991), deputado federal e fez parte do Conselho da República no governo Lula.
Em 1989 eu acompanhava o então vice-governador de Rondônia Orestes Muniz, no III Encontro de Vice-Governadores, realizado em Manaus. No dia 1º de abril encontrei Almino Afonso no café da manhã. Solicitei e consegui uma entrevista com ele, que falou sobre o 25º aniversário da revolução. O texto foi publicado na edição de 4 de abril de 1989  no jornal "O Guaporé". Fac-símile abaixo.





Nenhum comentário: