24 de mar. de 2012

EMBOLANDO O JOGO

Iniciam-se hoje, sábado, as definições dos partidos políticos com vistas às eleições municipais deste ano. Os filiados ao PT que pertencem ao Diretório Municipal de Porto Velho escolhem entre quatro nomes. A indicação será definida em dois turnos. O PMDB apresenta o nome do cardiologista José Augusto de Oliveira, que se apresenta "como um sacrifício pessoal" para que o partido apresente nome próprio nas eleições, pelo menos nestes momentos iniciais. Vale lembrar o que disse um jornalista político: "o doutor José Augusto já foi testado e reprovado pelas urnas".
O Partido da República (PR) promove cursos para militantes e futuros candidatos, como forma de unir a tropa, tendo à frente o engenheiro Miguel de Souza, que junto a candidatos de outros partidos, formam uma frente (o Frentão) que promete ficar unida após a definição de quem disputará a Prefeitura de Porto Velho na cabeça de chapa e como vice-prefeito.
Um dos partidos que formam o Frentão (PR, PSD, PSDB e PV) já enfrenta um desconforto interno. O presidente dos verdes, o ex-deputado federal Lindomar Garçon, está com um pé na canoa da coalizão partidária e outro na canoa do PMDB. Ao mesmo tempo o baixo clero clorofila lança o vereador e apresentado Marcelo Reis como o candidato de outra ala. Talvez a densidade eleitoral de cada um dos postulantes é que possa resolver o impasse. Ou não.
O deputado Mauro Nazif - que alguns comentaristas políticos consideram "a bola da vez" - ainda não disse se é candidato, apenas afirmou que o partido apresentará candidatura própria na maioria dos municípios rondonienses. Como em Porto Velho o PSB é ele, então...
Ainda esperamos as definições de outros partidos, como o PDT, que tem dois postulantes: os jornalistas Celso Gomes e Dalton Di Franco. Ambos já estão com os pés na estrada, circulam dando palestras. Dalton acumula a apresentação de dois programas na Rede TV RO e um na rádio CBN RO, emissoras do SGC, empresa do presidente do PTD em Rondônia, senador Acir Gurgacz.
PTB, PMN, PCdoB, PSol e outros esperam a definição dos grandes, para se abrigar à sombra ou lutar sob o sol incandescente.

Nenhum comentário: