22 de mar. de 2012

REPENSANDO A POLÍTICA

 Ciro Pinheiro, Almino Afonso, Euro Tourinho, Pedro Strutos e Samuel Castiel

O ex-deputado federal, ex-ministro do Trabalho e ex-vice-governador de São Paulo, Almino Afonso, deu uma aula sobre política sob diversos pontos de vista na noite terça-feira (20), em evento promovido pela Academia de Letras de Rondônia. "O Momento Político do Brasil" foi o mote para ele considerar que o principal problema do sistema político nacional são os Partidos, que sem ideologia, visam apenas, ocupar cargos no Poder Executivo dos três níveis, municipal, estadual e federal. Sobre a Lei da Ficha Limpa: "Sem fazer uma aferição de quem se inscreve, é o partido quem opta por ter em seus quadros um "verdadeiro esgoto moral. (...) Os partidos políticos estão a margem da história."
Para Almino Afonso, o sistema partidário pré-golpe de 1964 tinha princípios ideológicos, citando a UDN, o PTB, o PSD e o PR. "Ao nascer o PT foi diferenciado dos demais. Tinha um líder operário, líderes sindicalistas, religiosos progressistas. Eu tinha a esperança que fosse um partido diferente, verdadeiramente democrático, um bartido criado a partir das bases - diferente dos demais que vinham de cima para baixo. Hoje o PT é um partido autocrático".
Ele também defendeu a manutenção da votação proporcional, por representar, neste momento, a forma mais democrática de escolha dos representantes da população.
Gostei muito e agradeço a oportunidade de ter participado e aprendido um pouco mais sobre este cipoal chamado de política. (Fotos JCarlos)

Nenhum comentário: