8 de fev. de 2015

HEIN?

Nas minhas leituras e em filmes, já havia lido/assistido o emprego do "tiro de misericórdia" que, todos sabem, é aquele tiro para apressar a morte de alguém ou dar certeza da morte ao executor.

Pois bem, lendo o jornal eletrônico RondoniaVip, encontrei uma outra figura de linguagem: "facada de misericórdia". Pensei que o termo tivesse sido empregado da mesma forma que o "tiro de misericórdia" o é. Cliquei no título e li. Nada a ver. Vou reproduzir abaixo o texto do saite rondoniense e outro de um jornal da Bahia. Vejam a diferença:

"Garoto de 15 anos mata desafeto com facada de misericórdia - [...]  Conforme informações policiais, a guarnição estava transitando no local mencionado, e observou duas pessoas discutindo e entrando em luta corporal. Neste momento, o garoto retirou a faca que estava em sua cintura e desferiu apenas uma facada de misericórdia na vítima. [...]"

A notícia baiana:

"Mentora de chacina em Eunápolis diz que deu facada de misericórdia - [...] Entramos na casa, não era para matar ninguém, era só para dar um susto, o menino se precipitou e acabou matando. Quando eu vi a mulher tremendo, eu terminei de cortar o pescoço dela, afirmou. [...]"

Então?

Nenhum comentário: